Mato Grosso do Sul está com uma força-tarefa permanente para evitar a entrada ilegal de canetas emagrecedoras, anabolizantes, ampolas e comprimidos anorexígenos à base de lisdexanfetamina oriundos do Paraguai.
Além de estar presente nos Correios, a ação se estende a outros locais de trânsitos de mercadorias como transportadoras, aeroportos do Estado e rodovias federais e estaduais.
Essa ação é coordenada pela Vigilância Sanitária, sob supervisão da Secretaria de Estado de Saúde, junto com outros órgãos, principalmente da segurança pública, como Polícia Civil, mas também com participação do CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia) e Anvisa.
A SES reforça que a comercialização e o envio de medicamentos e produtos sujeitos à vigilância sanitária não nacionalizados, sem o devido registro sanitário, autorização ou comprovação de origem configuram grave risco à saúde da população.
Há risco de eventos adversos em saúde, como pancreatite aguda, insuficiência renal, perda de massa muscular e efeitos decorrentes de superdosagem.
Recentemente, nos três primeiros dias da operação, que começou na última segunda-feira, dia 2, foram retirados de circulação mais de 2 mil produtos irregulares.
Foram apreendidas 2.071 unidades de produtos irregulares, entre canetas emagrecedoras, anabolizantes, ampolas e comprimidos anorexígenos à base de lisdexanfetamina oriundos do Paraguai.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Saúde e Bem-Estar: Cirurgião detalha tecnologias de lipoaspiração de definição muscular

Hospital Regional retoma cirurgias bucomaxilofaciais e opera jovem de 20 anos

Novo PAC: Lula anuncia novos investimentos para ampliar atendimento no SUS

Senado pode quebrar patente do Mounjaro e autorizar produção do medicamento no Brasil

Saúde de MS tem meta de manter a maior cobertura vacinal do país

Brasil deve registrar 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, aponta INCA

Saiba como utilizar gratuitamente o serviço de odontologia pelo SUS em MS

Casos de sarampo crescem 32 vezes nas Américas; OMS emite alerta

Doadores que usam canetas emagrecedoras passam a ter novas regras no Hemosul

Diversos produtos irregulares foram apreendidos (André Lima)



