A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou, nos dias 11 e 12 de fevereiro, uma oficina de construção de planos de trabalho em conjunto com representantes da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e do Ministério da Saúde, com foco na consolidação das atividades prioritárias previstas para 2026. O encontro integra o Termo de Cooperação Técnica nº 121 firmado com a OPAS.
A oficina reuniu equipes técnicas estaduais e consultores da cooperação internacional para estruturar os planos de ação dos termos de ajuste que abrangem áreas estratégicas como o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), saúde do trabalhador, saúde mental e o programa Bem Nascer, voltado à qualificação da atenção materno-infantil.
O objetivo foi definir, de forma pactuada, metas, indicadores, estratégias de execução e monitoramento das ações a serem desenvolvidas ao longo de 2026, alinhando prioridades estaduais com apoio técnico da OPAS e do Ministério da Saúde.
A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que a cooperação técnica contribui para qualificar o planejamento e direcionar melhor os investimentos. “Quando trabalhamos com base em indicadores e planejamento conjunto, conseguimos priorizar necessidades reais e estruturar ações mais efetivas. Essa construção integrada fortalece a rede e amplia o impacto das políticas públicas”, afirmou.
Durante a programação, foram analisados indicadores de mortalidade materna e infantil no Estado, com levantamento de necessidades de qualificação do cuidado às gestantes, puérperas e crianças em Mato Grosso do Sul.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES, Karine Cavalcante, ressaltou que o planejamento integrado fortalece a atuação da atenção básica nos territórios. “Quando organizamos as ações com base em evidências e de forma articulada com as demais áreas, ampliamos a capacidade de resposta da Atenção Primária e qualificamos o cuidado desde o primeiro nível de atendimento”, destacou.
As ações definidas passam a compor o Plano de Trabalho Anual de 2026 do 3º Termo de Ajuste vinculado ao Termo de Cooperação nº 121, cuja assinatura está prevista para o dia 20 de fevereiro.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

SES reforça prevenção contra ISTs e distribui 1,3 milhão de preservativos em MS

Cruz Vermelha reforça saúde, acolhimento e campanha solidária no Carnaval da Capital

Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor

MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica

Falhas estruturais no CEM expõem pacientes a riscos e viram alvo do Ministério Público

Com nenhuma morte registrada, MS já soma 79 confirmações de dengue

Empresa dona do Mounjaro se manifesta sobre PL da quebra de patente

Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer

Começa vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra dengue


Encontrou aconteceu durante a última semana (Kamilla Ratier/SES)

