Um estudo realizado na China identificou uma nova cepa do vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia global, essa linhagem surgiu recentemente e tem os porcos como hospedeiros.
O vírus descoberto foi chamado de G4 EA H1N1 e tem algumas características parecidas com o A/H1N1pdm09, que ocasionou a gripe Suína, de origem no México, que se espalhou pelo mundo inteiro em 2009, mas hoje já existe vacinas para combatê-lo.
Uma nova ameaça?
O vírus G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas. O professor Kin-Chow Chang revelou que o vírus não apresentou ameaças reais até o momneto, mas é preciso ficar de olho.
Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: "No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos".
Embora esse novo vírus não seja um problema imediato, ele diz que, “não devemos ignorá-lo".
Os cientistas escrevem na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências britânica, que medidas para controlar o vírus em porcos e monitorar de perto as populações trabalhadoras devem ser rapidamente implementadas.
O professor James Wood, chefe do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge, disse que o trabalho "vem como um lembrete salutar" de que estamos constantemente sob o risco do surgimento de patógenos e que animais de criação, com os quais os seres humanos têm maior contato do que com a vida selvagem, podem ser uma fonte de vírus pandêmicos.
Surgimento
De acordo com o portal Terra, foram descobertas evidências de infecção em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Foram descobertas evidências de infecção em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China (Reprodução/Internet)



