Menu
Menu
Busca terça, 17 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Tecnologia

Leis que garantem punição para crimes na internet são sancionadas

04 dezembro 2012 - 16h44Divulgação/Serpro

A presidenta Dilma Rousseff sancionou duas leis que tipificam os crimes na internet, aprovadas pelo Congresso Nacional em outubro e novembro. As leis foram assinadas na última sexta-feira (30) e publicadas na edição dessa segunda-feira (03) do Diário Oficial da União. Após 120 dias da publicação, as leis caracterizadas como crimes cibernéticos entrarão em vigor.

As novas regras alteram o Código Penal para definir os crimes cibernéticos e instituir as respectivas penas. As leis tipificam crimes como a invasão de computadores, o roubo de senhas e de conteúdos de e-mail, a derrubada proposital de sites e o uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do titular.

A disseminação de vírus de computador ou códigos maliciosos para roubo de senhas também poderá ser punida com prisão de três meses a um ano, além de multa.

A prática de uso de dados de cartões de débito e crédito sem autorização do dono, por exemplo, passará a ser equiparada à falsificação de documento, com penas de um a cinco anos de prisão e multa.

Crimes cibernéticos
Apelidada de Lei Carolina Dieckmann, a Lei dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012) tipifica como crimes infrações relacionadas ao meio eletrônico, como invadir computadores, violar dados de usuários ou "derrubar" sites. O projeto que deu origem à lei (PLC 35/2012) foi elaborado na época em que fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann foram copiadas de seu computador e espalhadas pela rede mundial de computadores. O texto era reivindicado pelo sistema financeiro, dada a quantidade de golpes aplicados pela internet.

Os crimes menos graves, como “invasão de dispositivo informático”, podem ser punidos com prisão de três meses a um ano, além de multa.

Condutas mais danosas, como obter, pela invasão, conteúdo de “comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas” podem ter pena de seis meses a dois anos de prisão, além de multa. O mesmo ocorre se o delito envolver a divulgação, comercialização ou transmissão a terceiros, por meio de venda ou repasse gratuito, do material obtido com a invasão.

A lei prevê ainda o aumento das penas de um sexto a um terço se a invasão causar prejuízo econômico e de um a dois terços “se houver divulgação, comercialização ou transmissão a terceiro, a qualquer título, dos dados ou informações obtidos”. As penas também poderão ser aumentadas de um terço à metade se o crime for praticado contra o presidente da República, presidentes do Supremo Tribunal Federal, da Câmara, do Senado, de assembleias e câmaras legislativas, de câmaras municipais ou dirigentes máximos “da administração direta e indireta federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal”.

Via Portal Brasil

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Entrega dos novos equipamentos acontece no dia 20
Tecnologia
MS reforça segurança digital com investimento de R$ 1,7 milhão em novos equipamentos
Nesta primeira etapa, serão abertas 5 mil vagas
Tecnologia
Ministério da Tecnologia vai abrir 10 mil vagas para formação de programadores
No Living Lab MS, startups e grandes empresas encontram oportunidades de conexão
Tecnologia
Startups terão investimento para criar soluções para problemas da saúde no Estado
Sede da Anatel
Tecnologia
Anatel se prepara para leilão da 6G em 2026
Imagem ilustrativa
Tecnologia
Caiu! Falha em rede afeta serviços digitais do Governo de MS
'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos
Tecnologia
'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos
A apresentação foi feita na terça-feira (6)
Tecnologia
Detran ganha assistente virtual e lança novo aplicativo para atender os sul-mato-grossenses
Imagem Ilustrativa
Tecnologia
WhatsApp deixará de funcionar em IPhones antigos a partir de segunda-feira
Meta disse que nova função vem desativada por padrão nas contas
Tecnologia
Instagram permitirá compartilhamento de localização em tempo real com seguidores

Mais Lidas

JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Polícia
JD1TV: Barra de ferro atravessou dois passageiros do ônibus durante acidente na BR-262
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Polícia
Identificada uma das vítimas fatais do acidente de ônibus em Corumbá
Viatura Polícia Militar
Polícia
AGORA: Homem morre ao trocar tiros com a Força Tática da PM em Campo Grande
Foto: Freepik
Polícia
Irmãos são assassinados e pai amarra suspeito a base de pauladas