Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Geral

Para ter nome do pai que a criou, menina de 11 anos pede que mãe entre na justiça

Se pai é quem cria, muito cedo ela entendeu que além do amor, ela queria ter também o nome dele

20 janeiro 2017 - 14h34Liziane Berrocal

Quando Dani e Marcos se apaixonaram, a Rafa que agora tem 11 anos tinha pouco mais de um ano de vida. Ela já existia na vida da mãe, porém, a partir daí, começou a existir na vida dele. Que em pouco tempo virou noivo, depois marido e com isso acabou se transformando em pai. E se dizem que pai é quem cria, claro que a situação ali não poderia ser diferente. A referência paterna passou então a ser Marcos, apesar de na certidão o nome ser outro.

O assunto foi parar na justiça, porque Marcos criou Rafa, deu amor, deu provimento financeiro, educação e sempre esteve ao lado dela. Situação que não mudou nem mesmo quando as outras duas filhas do casal nasceram. “O pai dela da certidão nunca apareceu, nunca quis saber e a referência dela sempre foi ele, os avós dela sempre foram os pais dele o mesmo para todos da família”, conta a mãe.

E foi Rafa mesmo quem pediu. "Ela me disse: mãe, porque eu não tenho o nome do meu pai? Eu quero ter o nome dele, ele que é meu pai. E porque não fazer isso se pai é quem cria mesmo?", questiona a mãe. 

O processo, corre há dois anos. “Entramos na justiça, mas continua parado”. E agora, o Tribunal de Justiça, divulgou nesta semana o Provimento nº 149, da Corregedoria-Geral de Justiça, que dispõe sobre o reconhecimento voluntário de paternidade socioafetiva perante os serviços de registro civil das pessoas naturais de MS, os conhecidos cartórios extrajudiciais.

“Ah, é uma mudança, para nós seria sim essencial ter esse reconhecimento”, conta a mãe, que acredita que agora tudo vai ficar mais fácil.

O provimento tem caráter normativo e visa regulamentar, esclarecer ou interpretar a aplicação de dispositivos gerais já que, segundo o art. 226 da Constituição Federal, a família é a base da sociedade e tem especial proteção do Estado.

Agora, em Mato Grosso do Sul é possível fazer o reconhecimento espontâneo da paternidade socioafetiva de pessoas que já forem registradas, mas sem paternidade estabelecida. Para isso, basta ir a um cartório de Registro Civil com os documentos e reconhecer a paternidade socioafetiva.

Mudanças e verdades que uniram mais a família

Quando Rafa foi crescendo e começou a entender mais as coisas, um detalhe chamou a atenção. “Na escola, quando ela ia escrever o sobrenome, escrevia o nome do pai, o que ela considera pai, mas a professora corrigia. Então quando ela aprendeu a ler, começou a questionar porque o sobrenome era diferente do das irmãs. Foi quando ele conversou comigo e perguntou seu eu aceitaria entrar na justiça para que ele se tornasse PAI em tudo dela”, explica. A mãe, já sabendo da vontade da filha, aceitou. 

A menina, parecendo entender tudo, ficou radiante, e deu a maior força. “Ela entende tudo, e quando ele disse, eu vi o amor incondicional dele por ela e por mim, que é igual aos da filha de sangue”. O processo começou a correr mesmo a conta-gosto da outra parte. “Olha, no começo o pai biológico não gostou, mas sequer foi atrás de saber. Nunca pagou uma pensão, nunca perguntou dela, nunca fez nada disso, então o pai dela é meu marido, desde que ela era bebezinha”.

Rafa enfrentou então uma fase de entrevistas com psicólogas que questionaram seu entendimento e sua análise. “Em uma das entrevistas, ficou comprovado o vínculo tão forte, mas tão forte, que ela falava dos avôs com muito carinho, e eles tinham falecido, e eram os pais do Marcos, pensa se não ficamos emocionados. O pai chorou”, contou.

Procedimento é possível no Estado

 Segundo as informações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o desembargador Julizar Barbosa Trindade, Corregedor-Geral de Justiça, explica que a Constituição Federal ampliou o conceito de família, contemplando o princípio de igualdade da filiação, por meio da inserção de novos valores, calcando-se no princípio da afetividade e da dignidade da pessoa humana.

 “A Corregedoria Nacional de Justiça, inclusive, já estuda a possibilidade de publicação de um ato normativo de abrangência nacional, mas enquanto isso não acontece, optamos por regulamentar o procedimento em nosso Estado. Essa forma de reconhecimento não é nova no Brasil, já existe em pelo menos quatro estados e pretende facilitar o reconhecimento de vínculo socioafetivo”, explicou.

No entanto, a juíza auxiliar da Corregedoria, Elizabete Anache, esclarece que o registro da paternidade socioafetiva não impede o reconhecimento do vínculo biológico, matéria que é objeto de tese de repercussão do Supremo Tribunal Federal.

“O reconhecimento da paternidade socioafetiva não impede uma futura discussão judicial sobre a verdade biológica. Antes, para se estabelecer a paternidade baseada no afeto era necessário adotar ou entrar com processo de reconhecimento de paternidade. A partir do provimento, o pai que criou o filho pode ter esse vínculo reconhecido mais facilmente”.

“O reconhecimento espontâneo da paternidade socioafetiva não impede que o filho reconhecido tenha em seus documentos o registro do pai biológico, sem que isso altere a filiação socioafetiva e a biológica. O próprio STF já reconheceu a multiparentalidade. Porém, feito o reconhecimento espontâneo da paternidade socioafetiva é irrevogável”, complementou a juíza.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segundo em comando, João César MattoGrosso deixa Casa Civil
Geral
Segundo em comando, João César MattoGrosso deixa Casa Civil
Justiça Eleitoral determina perda de direito ao Fundo Eleitoral para o AGIR de Corumbá
Justiça
Justiça Eleitoral determina perda de direito ao Fundo Eleitoral para o AGIR de Corumbá
Operação mira desvio de recursos públicos em Bataguassu -
Polícia
Polícia Civil deflagra operação contra fraude em obra pública em Bataguassu
Foto: Aline Kraemer
Geral
Reajuste dos servidores do Poder Legislativo é sancionado
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 26/04/2024
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 26/04/2024
Justiça Eleitoral nega representação do PT contra página por críticas em Ribas do Rio Pardo
Interior
Justiça Eleitoral nega representação do PT contra página por críticas em Ribas do Rio Pardo
Governador Eduardo Riedel e ministra Simone Tebet com o presidente da Petrobras
Geral
Riedel acompanha presidente da Petrobrás em visita à UFN3 em Três Lagoas nesta sexta
Viu o William? Família procura por azulejista desaparecido na Capital
Geral
Viu o William? Família procura por azulejista desaparecido na Capital
Foto: Kelson Rene/ Mundo Cross
Geral
Com entrada franca, Campeonato Brasileiro de Motocross acontece no fim de semana
Fernanda e Pitel
Geral
Do BBB para o Multishow! Fernanda e Pitel apresentarão programa do canal

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria