Menu
Menu
Busca quinta, 12 de junho de 2025
GOV UEMS PantanalTech - Jun25
Agronegócio

MS tem 12 cidades entre os maiores produtores do agronegócio brasileiro

Maracaju se destaca por ser a primeira a despontar no ranking geral

09 janeiro 2019 - 08h59Da Redação com Assessoria    atualizado em 09/01/2019 às 11h20

Ao todo, 12 municípios de Mato Grosso do Sul estão na lista dos 100 maiores produtores do agronegócio brasileiro. O levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mostra também que as 100 cidades cresceram, em média, 9,81% entre os anos de 2014 e 2016.

Entre as cidades sul-mato-grossenses, Maracaju se destaca por ser a primeira a despontar no ranking geral, ocupando a décima quinta posição entre os maiores produtores do país. Com crescimento de 12,81% no período de dois anos (2014 a 2016), o município produziu, em 2017, quase 2 toneladas de cana de açúcar e mais de 1 tonelada de milho, conforme dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Outros municípios que se evidenciam na publicação são: Rio Brilhante (24° lugar), com expansão de 22,18%, e Nova Alvorada do Sul (82° lugar) com 25,61% de crescimento no período mencionado.

O levantamento do Ministério da Agricultura mostra ainda que os 100 maiores municípios do agronegócio, quando isolados, correspondem a 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 27,5% do Valor Bruto da Produção (VBP Lavouras).

Mato Grosso do Sul apresenta ainda outras nove cidades na listagem: Ponta Porã (23° lugar no ranking/11,21% de crescimento), Sidrolândia (27°/ 10,62%), Dourados (28°/6,06%), Costa Rica (49°/ 13,95%), São Gabriel do Oeste (69°/ 13,28%), Chapadão do Sul (77°/3,75%), Caarapó (90°/ 15,72%), Aral Moreira (95°/8,75%) e Laguna Carapã (96°/ 10,8%).

Segundo a matéria do Ministério da Agricultura, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes ao PIB Municipal de mais de 5 mil municípios mostram forte crescimento nas principais regiões agrícolas. Ao menos 82% dos municípios brasileiros, classificados como os maiores produtores do agronegócio, tiveram crescimento nominal superior à taxa anual do PIB do país que foi de 4,4% entre 2014 e 2016.

De acordo com o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, o levantamento combina as informações do PIB Municipal com as da Produção Agrícola Municipal (PAM), referentes às lavouras permanentes e temporárias em 2017. Segundo ele, em 2016, quando trabalho semelhante foi feito, foi possível detectar que as regiões produtoras agrícolas cresceram o dobro da média do país entre 2010 e 2013.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Comissão buscará elaborar um provimento que oriente magistrados a lidar com processos de insolvência rural
Agronegócio
MPMS integra comissão nacional para discutir recuperação judicial de produtores rurais
Entidades redobram medidas de orientação e prevenção à gripe aviária no Estado
Geral
Entidades redobram medidas de orientação e prevenção à gripe aviária no Estado
Política Nacional de Irrigação tem se consolidado como instrumento que fortalece a infraestrutura agrícola no país
Agronegócio
MS terá R$ 18,5 milhões em investimento para irrigação do cultivo de cana-de-açúcar
Reunião desta terça-feira
Agronegócio
Indústria chinesa de celulose avalia investir em Mato Grosso do Sul
Guilherme Bumlai presidente da Acrissul -
Cidade
"Expogrande desse ano já é maior do que o ano passado", diz Bumlai

Mais Lidas

Indivíduos foram presos pela DHPP
Polícia
Assassinos de Moraci são presos quatro meses após execução nas Moreninhas
Pai mata vizinho após ver solicitação de amizade nas redes sociais da filha de 17 anos
Polícia
Pai mata vizinho após ver solicitação de amizade nas redes sociais da filha de 17 anos
Ele foi assassinado no meio da rua
Polícia
JD1TV: 'Ferrugem' é morto a tiros no Los Angeles
Grávida que morreu durante crise de epilepsia em Campo Grande tinha 19 anos
Polícia
Grávida que morreu durante crise de epilepsia em Campo Grande tinha 19 anos