O trânsito de bovinos e bubalinos entre Mato Grosso do Sul e os demais estados brasileiros está oficialmente liberado. A medida foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária após o Brasil conquistar, em maio deste ano, o status de país livre de febre aftosa sem vacinação em todo o território nacional.
Com isso, Mato Grosso do Sul — tradicional produtor de gado — passa a ter as mesmas condições sanitárias que todo o país, sem restrições para o trânsito de animais.
A liberação foi comunicada por meio de ofício enviado às superintendências de Agricultura e Pecuária, revogando restrições anteriores previstas no artigo 4º da Portaria 665, de 21 de março de 2024, que proibia o trânsito de animais oriundos de regiões ainda em processo de certificação.
A decisão se estende a todos os estados anteriormente em processo de reconhecimento, incluindo Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Bahia, entre outros, além do Distrito Federal.
O transporte de animais permanece sujeito às normas sanitárias vigentes e à fiscalização nos postos fixos de cada unidade da federação.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Famasul repudia plano transitório da União para regularização de terras indígenas

Governo aponta crescimento do ticket médio do crédito da agricultura familiar

Produtores de MS terão auxílio do 'Programa para Incremento da Produtividade de Milho'

MPMS integra comissão nacional para discutir recuperação judicial de produtores rurais

Entidades redobram medidas de orientação e prevenção à gripe aviária no Estado
