Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Agronegócio

Paixão de produtora estimula busca por conhecimento na área apícola

Capacitações oferecidas pelo Senar/MS preparam iniciantes e veteranos para apicultura no estado

08 março 2019 - 12h50Assessoria de Imprensa    atualizado em 08/03/2019 às 13h47

Médica veterinária de formação e criadora de abelhas por paixão. Assim se define a especialista em apicultura, Noirce Lopes, que há cinco anos descobriu um verdadeiro amor pelas abelhas nativas e se tornou criadora de abelhas-sem-ferrão (meliponicultora). A escolha pela espécie foi uma alternativa para ela que é alérgica a insetos.

A atividade escolhida permite a participação de toda a família, inclusive das crianças que podem manipular as colmeias.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) é responsável por esse interesse da Noirce. “Em 2014 fiz o curso "Apicultura Básica" oferecido pela instituição. Não sabia nada sobre o assunto. Depois deste, participei de outras capacitações e palestras em que aprendi mais sobre as espécies de abelhas, os tipos de organização de colmeias e os cuidados necessários com manejo para colher o mel e, até mesmo, sobre consumo e venda. Difícil ver alguém que entre na atividade e queira sair. Foi o que aconteceu comigo”, ressalta.

Apesar de ser uma atividade considerada acessível e com potencial para rendimento econômico, poucas pessoas se dedicam à produção em grande escala para abelha-sem-ferrão. “Existem 3 mil diferentes espécies destes animais e a maioria não possui ferrão. No geral, as pessoas cultivam por paixão, mas existe um nicho de mercado para o chamado mel gourmet”, afirma a produtora que diz ser cada vez maior a demanda deste ingrediente nas receitas culinárias dos chefes de cozinha.  

Além da Apicultura Básica, o Senar/MS possui em seu catálogo de produtos os cursos de: Apicultura Avançada; Produção de Lâminas de Cera Alveolada; Produção de Rainhas; Produção de Própolis; Produção de Pólen e Criação e Manejo de Abelhas Nativas sem Ferrão.

De acordo com um dos instrutores dessas capacitações oferecidas gratuitamente pelo Senar/MS, Gustavo Bijos, procuram pelas capacitações pessoas que buscam melhorar manejo e que pretendem entrar no ramo. “Nas aulas os participantes aprendem técnicas para melhorar a produtividade das colmeias, reduzir custos de produção, detalhes sobre a legislação, biologia das abelhas, manejo de apiários, além de tirar dúvidas relacionadas ao apiário”.

De acordo com Bijos, Mato Grosso do Sul apresenta condições favoráveis para potencializar a atividade. “A tendência hoje é aumentar a produtividade das colmeias, com baixo custo e bom gerenciamento, em oura palavras, tecnificar a apicultura. Temos um clima pra lá de favorável, espaço, logística estratégica com duas fronteiras internacionais, e somos vizinhos de estados consumidores. Temos as floradas do Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, lavouras de girassol, canola e nabo forrageiro, além do Eucalipto na região leste”.

Você sabia que cada espécie de abelha exige um tipo diferente de acondicionamento do enxame? Algumas colmeias devem ficar na posição vertical, outras na horizontal e tem também há as que se adaptam melhor em módulos. Curioso, né? Se ficou interessado e quer saber mais sobre Mercado Agropecuário acesse https://bit.ly/2ELzswH para ver as informações do Senar/MS no Educação no Campo. O Senar/MS recentemente implantou a Assistência Técnica e Gerencial para Apicultura. 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pé de erva-mate
Agronegócio
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para pequenos produtores de MS
Marcelo Bertoni
Agronegócio
Em Brasília, Marcelo Bertoni discursa em nome da CNA
Além dos estabelecimentos, profissionais responsáveis técnicos, classificadores e outros devem se atender ao recadastramento no sistema
Agronegócio
Programa Precoce MS tem novo sistema de cadastramento de estabelecimentos rurais
Bandeiras sendo hasteadas na abertura da 84ª edição da Expogrande
Agronegócio
JD1TV: Autoridades participam da abertura da Expogrande 2024
Auxiliar em Serviços Gerais para Equinos
Agronegócio
Durante Expogrande, Prefeitura oferta curso de serviços gerais para equinos
Reunião no início de março
Agronegócio
Riedel confirma que haverá renegociação para agricultores
Prefeitura faz parceria com a Caixa
Agronegócio
Prefeitura da Capital investe na manutenção de pontes na zona rural
MS entra na lista de estados livres da Febre Aftosa
Agronegócio
MS é reconhecido como Estado livre da febre aftosa sem vacinação
Difusor 7 Estrelas, eleito um dos 7 da Sete, destaque na prova da Confraria da Carcaça, 4,8 de marmoreio
Agronegócio
84ª Expogrande: circuito de leilões começa neste sábado com 40 touros nelore P.O
Riedel dá boas vindas aos participantes
Agronegócio
MS sedia Conferência de Nuffield com 1800 participantes

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria