Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Agronegócio

Tereza Cristina estuda dar apoio financeiro a produtores

Ministra da Agricultura afirmou que abastecimento é prioridade da pasta durante a pandemia

23 março 2020 - 17h35

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta segunda-feira (23) que a pasta tem estudado a viabilidade para atender aos pedidos de apoio econômico para o agronegócio brasileiro, como refinanciamento e disponibilização de crédito. Segundo a ministra, o objetivo é priorizar o abastecimento durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A declaração foi feito durante entrevista nesta segunda no Canal Rural. “Estamos avaliando caso a caso. Por exemplo, está sobrando dinheiro de custeio. Temos que ver por que está sobrando e se podemos usar em outra utilidade. Estamos em contato com o Banco Central e com o Ministério da Economia para tomarmos providências antes que ocorra alguma descontinuidade. Com certeza, a agricultura é prioridade nesse governo”, disse Tereza Cristina.

Questionada sobre quando medidas concretas devem ser anunciadas, a ministra disse não ter um prazo definido. Mas relembrou que os pequenos produtores, que fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), seguirão entregando frutas e hortaliças nas escolas. O governo, que garantiu o pagamento desses agricultores na última semana, estuda agora meios de fazer com que esse alimento chegue até as famílias das crianças que estão sem aulas.

Por enquanto, segundo a ministra, a prioridade do ministério é o abastecimento. “Estamos trabalhando diuturnamente para isso. Todos estão colhendo e esse produto precisa ser escoado. Precisa ser tirado da propriedade, ir para o ponto de processamento e então ir para a prateleira do supermercado. Não podemos deixar de fornecer o alimento que também previne que essa doença mate pessoas”.

Sobre o funcionamento dos portos, Tereza Cristina esclareceu que está em contato com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes. Ciente de que alguns trabalhadores de portos pedem a interrupção dos trabalhos, a ministra comentou que “se realmente chegarmos ao ponto das pessoas não quererem trabalhar, algumas medidas terão que ser tomadas”. Para evitar o fechamento, não está descartada a possibilidade de diminuir a intensidade dos serviços portuários.

Na entrevista, a ministra também reforçou que, à exceção das pessoas que integram os grupos de risco, todos os funcionários do ministério seguem trabalhando. Inclusive os servidores que realizam fiscalização sanitária em frigoríficos.

Por fim, a ministra da Agricultura pediu aos produtores rurais que tenham cuidado com a saúde. “Mantenham as distâncias necessárias e lavem as mãos. Nós temos uma missão importantíssima. Agricultores, motoristas de caminhão, transportadoras, pescadores, processadores de alimentos: a nossa missão é fornecer comida”, finalizou.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pé de erva-mate
Agronegócio
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para pequenos produtores de MS
Marcelo Bertoni
Agronegócio
Em Brasília, Marcelo Bertoni discursa em nome da CNA
Além dos estabelecimentos, profissionais responsáveis técnicos, classificadores e outros devem se atender ao recadastramento no sistema
Agronegócio
Programa Precoce MS tem novo sistema de cadastramento de estabelecimentos rurais
Bandeiras sendo hasteadas na abertura da 84ª edição da Expogrande
Agronegócio
JD1TV: Autoridades participam da abertura da Expogrande 2024
Auxiliar em Serviços Gerais para Equinos
Agronegócio
Durante Expogrande, Prefeitura oferta curso de serviços gerais para equinos
Reunião no início de março
Agronegócio
Riedel confirma que haverá renegociação para agricultores
Prefeitura faz parceria com a Caixa
Agronegócio
Prefeitura da Capital investe na manutenção de pontes na zona rural
MS entra na lista de estados livres da Febre Aftosa
Agronegócio
MS é reconhecido como Estado livre da febre aftosa sem vacinação
Difusor 7 Estrelas, eleito um dos 7 da Sete, destaque na prova da Confraria da Carcaça, 4,8 de marmoreio
Agronegócio
84ª Expogrande: circuito de leilões começa neste sábado com 40 touros nelore P.O
Riedel dá boas vindas aos participantes
Agronegócio
MS sedia Conferência de Nuffield com 1800 participantes

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria