O Governo do Brasil e o Governo da Índia firmaram acordo para ampliar de cinco para dez anos o prazo de validade dos vistos de visita destinados a portadores de passaporte comum. O entendimento foi formalizado por troca de notas diplomáticas entre os dois países e entra em vigor 30 dias após o recebimento da nota de aceite brasileira pelo Ministério das Relações Exteriores indiano.
Pelo acordo, a Índia passa a conceder vistos de turismo, com estada contínua de até 90 dias, e vistos de negócios, com permanência de até 180 dias, ambos de múltiplas entradas e validade de dez anos, a cidadãos brasileiros. Em regime de reciprocidade, o Brasil adotará o mesmo procedimento para cidadãos indianos que solicitem vistos de turismo ou de negócios.
A proposta partiu do governo indiano, por meio do Ministério das Relações Exteriores, e foi oficialmente aceita pelo governo brasileiro, conforme nota assinada pelo embaixador do Brasil em Nova Délhi, Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega. A Índia informou ainda que suas missões diplomáticas e postos consulares já foram comunicados para implementar a medida.
Segundo o texto do acordo, a ampliação do prazo busca facilitar o fluxo de viajantes, fortalecer as relações bilaterais e incentivar o intercâmbio turístico e comercial entre os dois países.
A emissão dos vistos de dez anos dependerá apenas do cumprimento das exigências migratórias previstas nas legislações nacionais de Brasil e Índia.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Bolsonaro é transferido para Papudinha por determinação de Moraes

Goleiro Bruno cancela encontro com filho após exigências da avó materna

Resultado preliminar de cotas do CNU2 poderá ser consultado na sexta (16)

Deputado de MS propõe que trabalhador recolha os próprios encargos trabalhistas

Com filme brasileiro e Wagner Moura, Globo de Ouro bate recordes de audiência

Humap-UFMS lidera ranking de elogios do Poder Executivo Federal pelo quarto ano consecutivo

Toffoli cita "fartos indícios" de novos crimes de dono do Banco Master

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

Polícia Federal faz nova operação contra o Banco Master

Foto: Leonardo Miranda/Unsplash 


