Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Brasil

Câmara dos EUA aprova nova lei de saúde de Trump por apenas quatro votos

Com 217 votos a favor e 213 contra, além de uma abstenção, os conservadores conseguiram fazer passar o texto legislativo para modificar o atual sistema

04 maio 2017 - 15h59Agência Brasil

Por uma diferença de apenas quatro votos, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (4) o projeto de lei com o qual pretende derrubar e substituir a atual lei de cuidados de saúde implantada pelo ex-presidente Barack Obama, conhecida como "Obamacare". O projeto foi aprovado depois de longas semanas de negociação na bancada republicana e duas tentativas fracassadas de aprovação. As informações são da agência EFE.

Com 217 votos a favor e 213 contra, além de uma abstenção, os conservadores conseguiram fazer passar o texto legislativo para modificar o atual sistema de saúde, para o que tiveram o apoio do presidente Donald Trump, embora o texto ainda tenha que ser aprovado pelo Senado, onde a probabilidade de o Obamacare seguir adiante é menor.

A maioria republicana no Senado é mais estreita e, além disso, os senadores conservadores mais moderados se opõem ao novo plano aprovado hoje pela Câmara, motivo pelo qual esta vitória de Trump para cumprir sua promessa de acabar com o  não garante seu sucesso.

O novo projeto de lei, conhecido como Lei Americana de Cuidado de Saúde (AHCA, na sigla em inglês), revoga disposições básicas do Obamacare, como os subsídios para ajudar pessoas a obter cobertura, a expansão do Medicaid - um programa para as pessoas com poucos recursos - e as obrigações para expandir os seguros médicos.

Em seu lugar, a AHCA proporciona um novo crédito fiscal destinado a ajudar pessoas a comprar seguros, mas proporcionaria menos ajuda que o Obamacare às pessoas de poucos recursos. O Escritório Não Partidário de Orçamento do Congresso estimou que até 24 milhões de americanos poderão ficar sem seguro de saúde durante a próxima década sob a versão prévia da proposta aprovada hoje, a qual não foi submetida a uma nova análise após as mudanças.

Ultraconservadores rejeitaram

Os ultraconservadores se negaram a aceitar a primeira versão da AHCA, causando em março um estrondoso fracasso para Trump, depois de ter que adiar até em duas ocasiões uma votação sobre a medida, já que, na opinião desse grupo, a proposta não continha suficientes mudanças a respeito do estipulado pela lei de Obama.

Entre outras coisas, os ultraconservadores conseguiram retirar a obrigatoriedade que, sob o Obamacare, as seguradoras têm de dotar seguros e não aumentar os custos a quem tenha sofrido doenças preexistentes, um assunto tremendamente controverso.

A expectativa é que o projeto de lei da Câmara seja submetido a mudanças importantes no Senado, onde estará sujeito a emendas ilimitadas e poderia ser apresentado de uma forma bem diferente da adotada até agora. No entanto, Trump quer apresentar a votação de hoje como um de seus grandes trunfos, e até convidou os congressistas a dar sua coletiva de imprensa nos jardins da Casa Branca.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação PF
Brasil
Agendamento online para emissão de passaporte é retomado pela Polícia Federal
Força Nacional estará presente no Enem dos Concursos
Brasil
Com Corumbá na lista, Força Nacional reforçará segurança no 'Enem dos Concursos'
Wladimir Costa -
Brasil
Ex-deputado federal é preso por violência política e ataques na internet
Votação aconteceu no Senado
Política
Senado aprova projeto que isenta do IR quem ganha até dois salários mínimos
Mais 29 casos do 8 de janeiro são votados no STF
Justiça
Defesas alegam ato pacífico, mas STF condena oito pessoas por atos antidemocráticos
Votação aconteceu no Senado
Política
PEC que criminaliza o porte de drogas independente da quantidade segue para a Câmara
Votação no Senado aconteceu na noite de quarta-feira
Política
Senado vota PEC que criminaliza posse de qualquer quantidade de droga ilícita
Juiza Gabriela Hardt, juiz Danilo Pereira Júnior e os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Lenz Loraci Flores De Lima /
Justiça
"Graves infrações" afastam juíza da Lava Jato e mais 3
Corpos estavam na embarcação a deriva
Brasil
Embarcação é encontrada no Pará com vários corpos em decomposição
Pré-candidata a prefeita e chefe da Sudeco, Rose Modesto -
Política
Em visita de Lula a MS, Rose destaca intenção de ser a primeira prefeita eleita da Capital

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
"Playboy da Mansão" Marcel Costa Hernandes Colombo, 31 anos, foi assassinado com tiros de pistola 9mm
Justiça
Após derrotas recursais, 'Jamilzinho' vai a júri pela morte de 'Playboy da Mansão'