O senador Cid Gomes (PDT-CE) passou mal no plenário da Casa nesta terça-feira (3) no momento em que discursava sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da cessão onerosa, que permite que a União compartilhe os recursos arrecadados nos leilões do pré-sal com estados e municípios. Devido ao fato inesperado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), suspendeu a sessão por alguns minutos.
Ao deixar o plenário, Cid relatou ter tido uma queda de pressão. Logo após se sentir mal, ele se deitou com a ajuda dos colegas, recebeu atendimento e colocou as pernas para cima. "Foi uma queda de pressão. Sangue na cabeça. Aí a solução é essa: deitar e levantar a perna", disse.
O senador Nelson Trad Filho chegou a postar o momento do susto em sua página no Facebook. “Que susto aqui no Plenário! O senador Cid Gomes teve queda de pressão arterial. Eu e o colega senador e também médico, Otto Alencar, realizamos os primeiros socorros e conseguimos restabelecer a saúde do paciente. O senador Cid, bravamente, terminou de ler o relatório da PEC 98/2019 e foi para o centro médico se recuperar”, escreveu na publicação.
Assim que encerrou o discurso, o senador foi aplaudido. Segundo Alcolumbre, Cid Gomes estava de licença médica em casa devido a um problema de saúde e foi chamado às pressas ao plenário por ser relator do projeto.
A PEC da cessão onerosa é um dos principais pontos do pacote de iniciativas que tem sido chamado de reforma do pacto federativo. Concluído o acordo, os senadores aprovaram a quebra de interstício, manobra que permite ao Parlamento realizar os dois turnos de votação da PEC na mesma sessão.
Originalmente, de acordo com o processo legislativo, a matéria teria que passar por cinco sessões de discussão antes de ser votada em primeiro turno, e depois mais três antes do segundo.
No contrato da cessão onerosa, a Petrobras obteve o direito de explorar até 5 bilhões de barris de petróleo por contratação direta, sem licitação. Em troca, a empresa antecipou o pagamento de R$ 74,8 bilhões ao governo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Brasil e Índia ampliam validade de vistos de visita para dez anos

Bolsonaro é transferido para Papudinha por determinação de Moraes

Goleiro Bruno cancela encontro com filho após exigências da avó materna

Resultado preliminar de cotas do CNU2 poderá ser consultado na sexta (16)

Deputado de MS propõe que trabalhador recolha os próprios encargos trabalhistas

Com filme brasileiro e Wagner Moura, Globo de Ouro bate recordes de audiência

Humap-UFMS lidera ranking de elogios do Poder Executivo Federal pelo quarto ano consecutivo

Toffoli cita "fartos indícios" de novos crimes de dono do Banco Master

INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera

Cid Gomes é socorrido pelos colegas Nelson Trad Filho e Otto Alencar (Reprodução/Facebook)


