Menu
Menu
Busca terça, 19 de março de 2024
TJMS - Mar24
Brasil

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos e terá novas regras; confira

Algumas mudanças já entrarão em vigor em abril deste ano

22 janeiro 2022 - 15h15Taynara Menezes, com Agência Brasil

Completando 24 anos neste sábado (22), o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) terá novas regras introduzidas por meio da Lei 14.229 de outubro de 2021, e que, algumas delas, começarão a valer a partir de abril deste ano.

Uma das mudanças é a aplicação de multa sobre carros de pessoas jurídicas sem identificação de condutor e da fiscalização do limite de peso de veículos ou combinação de veículos de transporte de carga. 

Atualmente, a legislação prevê multa com valor equivalente à multiplicação pelo número de infrações cometidas pelo veículo no período de 12 meses. Com a nova regra, se o infrator não for identificado no prazo de 30 dias, será mantida a multa originada pela infração e lavrada nova multa à pessoa jurídica proprietária do veículo, com valor duplicado ao da multa originária.

Outra mudança que vai começar a valer a partir de abril é a que trata da competência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no âmbito das rodovias e estradas federais. A mudança insere entre as atribuições do órgão a realização de perícia administrativa nos locais de acidentes de trânsito. Antes não existia tal previsão.

A partir de abril, também começará a valer as mudanças na parte do código que trata da fiscalização do limite de peso de veículos ou combinação de veículos de transporte de carga com peso regulamentar igual ou inferior a 50 toneladas. Somente poderá haver autuação, durante a pesagem, quando o veículo ou a combinação de veículos ultrapassar os limites de peso fixados pelo pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A legislação manteve o percentual de 5% sobre os limites de peso bruto total ou peso bruto total combinado, mas aumentou a tolerância do peso máximo por eixo que subirá, casos de 10% para 12,5% sem que haja a aplicação de penalidades. O texto diz ainda que, a partir do dia 30 de setembro deste ano, caberá ao Contran regular o excesso de peso dos veículos.

Já no tráfego em via pública, caberá ao Contran determinar os requisitos mínimos e específicos a serem observados pela autoridade com circunscrição sobre a via quando o veículo ou a combinação de veículos trafegar exclusivamente em via rural não pavimentada. Vale lembrar que tipo de autorização especial de trânsito, deve ter prazo certo, válida para cada viagem ou por período, atendidas as medidas de segurança consideradas necessárias.

No dia 1° de junho a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vai ganhar uma nova versão para preencher requisitos internacionais de segurança, passando a registrar categorias novas como A e A1, B e B1, C e C1 e assim por diante, identificando os tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir.

Os condutores não serão obrigados a trocar sua CNH pela nova versão. A substituição ocorrerá gradualmente à medida em que houver necessidade de renovação do documento ou de emissão de segunda via.

Mudanças futuras

Para 2024, a principal alteração no CTB está relacionada ao efeito suspensivo para condutores que cometeram alguma infração. A partir de 1º janeiro de 2024, a legislação passará a conceder efeito suspensivo das penalidades automaticamente para os condutores durante a fase de recurso.

Até o momento, o efeito suspensivo da penalidade, é concedido mediante solicitação do motorista que estiver com processo administrativo aberto e está condicionado ao julgamento do órgão.

Com a mudança, a aplicação das punições só ocorrerá, após o término do processo administrativo. Ou seja, o pagamento de multas não poderá ser obrigatório, nem impedir quaisquer procedimentos, como renovação de carteira, licenciamento ou transferência de propriedade do veículo até o término da fase final do julgamento, em segunda instância. A legislação também estabelece prazo de até 24 meses para o julgamento dos recursos, em cada instância.

Desde outubro do ano passado, outras medidas já estão valendo, como a que trata das informações referentes às campanhas de chamamento de consumidores para substituição ou reparo de veículos, o chamado recall, realizadas a partir de 1º de outubro de 2019 e não atendidas no prazo de um ano, contado da data de sua comunicação, deverão constar do Certificado de Licenciamento Anual do veículo. Caberá ao Contran regulamentar a inserção da informação na documentação.

Reportar Erro
Camara Mar24

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esse tipo de prova era considerada legal até 2019
Brasil
Ex-deputado é condenado por propor resolver eleições "na bala"
Vista aérea do Pantanal, a maior planície inundada do mundo; bioma é reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade -
Clima
STF retoma julgamento sobre proteção da Amazônia e Pantanal
STJ afasta estupro em caso de menina de 12 anos que engravidou
Brasil
STJ afasta estupro em caso de menina de 12 anos que engravidou
Com quase 3 mil encomendas, 'veículos' devem operar em 2026
Brasil
'Carro voador' da Embraer começa a ser regulamentado pela Anac
Jamil Name Filho, também conhecido como
Justiça
Pedido de transferência de "Jamilzinho" será analisado pelo TJMS
Ministra Cida Gonçalves
Brasil
País terá mais locais para acolher mulheres agredidas, diz ministra
Imagem Ilustrativa
Brasil
Em 8 anos, Brasil registrou 10,6 mil feminicídios, aponta levantamento
Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves
Brasil
Mulheres no mercado de trabalho: governo lança programa nesta sexta
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Brasil
Com 5° maior prêmio da história, Mega-Sena sorteia R$ 205 milhões nesta terça
Presidente enviou projeto para o Congresso
Brasil
Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Mais Lidas

'CV' mata Professor e aluno em creche de Sonora e mandam recado para facção rival
Polícia
'CV' mata Professor e aluno em creche de Sonora e mandam recado para facção rival
Ex-prefeito de Caarapó é condenado por improbidade administrativa
Interior
Ex-prefeito de Caarapó é condenado por improbidade administrativa
Jovem morreu enquanto urinava numa árvore próximo a tabacaria
Polícia
JD1TV: Em saída de tabacaria, jovem é morto a tiros por pistoleiro no Leblon
Motocicleta parou debaixo do ônibus do transporte coletivo
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em grave acidente com ônibus na Júlio de Castilho