Durante a V Cúpula de Presidentes do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) em Bogotá, na Colômbia nesta sexta-feira (22), o presidente Lula destacou a importância de uma ação conjunta para combater as mudanças climáticas e proteger a Amazônia.
Lula afirmou que a crise climática só poderá ser superada por meio do multilateralismo, defendendo a criação de um Conselho do Clima dentro da ONU para mobilizar os países a cumprirem seus compromissos. "Não existe saída individual para a crise climática. Não há outro meio de superá-la além do multilateralismo. Muito já foi negociado, mas pouco foi cumprido. Precisamos de uma nova governança mundial. Se a ONU é o lugar que criamos para tratar dos temas mais importantes da humanidade, é lá que a mudança do clima deve estar. Vamos trabalhar para que se crie um Conselho do Clima, capaz de mobilizar os países a efetivarem seus compromissos”, defendeu Lula.
A Cúpula, realizada na Casa de Nariño, contou com a presença de representantes de Brasil, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O evento é uma continuidade da Cúpula de Belém, que em 2023 lançou uma agenda comum focada na proteção da Amazônia, desenvolvimento sustentável e valorização dos povos indígenas.
Lula também destacou que a Cúpula de Bogotá marca o início da preparação para a COP30, que acontecerá em Belém. Ele ressaltou que a Amazônia deve ser protegida não apenas pelas questões ambientais, mas também pela defesa dos direitos dos povos que vivem na região. O presidente colombiano, Gustavo Petro, alertou sobre a necessidade urgente de evitar o ponto de não-retorno climático, com ênfase na preservação da floresta Amazônica.
A Cúpula também teve como foco a Declaração de Bogotá, que deverá fortalecer a cooperação entre os países amazônicos, e o apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), uma iniciativa brasileira para garantir recursos a longo prazo para a preservação das florestas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ultrassom médica de Bolsonaro é autorizada por Moraes após pedido da defesa

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva


Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Ricardo Stuckert/PR)




