Em uma ligação marcada pelo tom amistoso e cordial, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump conversaram por cerca de 30 minutos na manhã desta segunda-feira (6). O diálogo não constava nas agendas oficiais.
Durante a conversa, Lula e Trump relembraram o bom clima do último encontro entre eles em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU. Ambos demonstraram disposição para fortalecer os laços diplomáticos e econômicos, com destaque para o compromisso de se encontrarem pessoalmente em breve.
Entre as possibilidades discutidas para o encontro presencial estão a Cúpula da ASEAN, na Malásia, uma visita aos Estados Unidos ou outro evento internacional. Lula aproveitou para reiterar o convite a Trump para participar da COP30, que será realizada em 2025, em Belém (PA).
Segundo fontes consultadas pela CNN, o tom da conversa foi positivo e colaborativo, com ambos os líderes evitando qualquer confronto. A principal pauta foi a possibilidade de revisão das tarifas aplicadas pelos EUA a produtos brasileiros.
A ligação também resultou na troca de números de telefone entre os dois presidentes, com o objetivo de manter uma linha direta de comunicação. Além disso, Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para continuar as negociações com as autoridades brasileiras, entre elas o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
Do lado brasileiro, acompanharam a conversa o vice-presidente Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral

Justiça garante a militares transgênero uso do nome social nas Forças Armadas


Presidente Lula e Donald Trump (Marcelo Camargo/Agência Brasil)




