Menu
Menu
Busca sexta, 06 de dezembro de 2024
Brasil

MS e Bolívia assinam acordo para o fornecimento de gás natural e ureia

A assinatura dos termos representa a garantia de diferentes fontes de energia para o estado

20 dezembro 2018 - 12h39Da Redação com Assessoria

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), e a Bolívia assinaram na quarta-feira (19) os termos de acordo para o suprimento de gás natural para o MS e para a Termoelétrica da Fronteira e, ainda, o fornecimento de ureia para o Brasil. A solenidade de assinatura aconteceu em Santa Cruz de La Sierra e contou com a presença do presidente daquele país, Evo Morales.

De acordo com o diretor-presidente da MSGÁS, Rudel Trindade, que participa das negociações com o país vizinho, a assinatura dos termos representa a garantia do fornecimento de diferentes fontes de energia para Mato Grosso do Sul e demonstra a forte ligação com a Bolívia, que se estreitou nos últimos anos. “A presença do presidente Evo Morales por si já mostra o forte elo que temos com a Bolívia e a importância do nosso mercado para eles. Essa boa relação deve-se ao trabalho do Governo nos últimos quatro anos, que pretende executar outros projetos estratégicos com a Bolívia”, explanou.

Com a assinatura dos acordos, a Termofronteira tem garantidos o suprimento de gás natural com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), estatal petrolífera boliviana, que também participa do projeto, localizado em Ladário. O acordo prevê o fornecimento de 1,2 milhão de m³/dia, com capacidade de ampliação para 2,5 milhões de m³/dias, por 25 anos, a partir do ano de 2025.

Para o diretor de Novos Negócios da Global Participações em Energia (GPE), Valfredo Ribeiro, o acordo abre um novo cenário de alento para a implantação do projeto, além de garantir a participação no leilão de energia em 2019, em condições bastante competitivas. “Esse memorando de entendimentos sinaliza uma parceria com a YPFB para implantação da térmica UTE Fronteira. A partir dele, a YPFB assume o compromisso de fornecer gás para o projeto e em contrapartida passa a fazer parte dos investimentos, ou seja, deve ser também uma sócia. Tudo isso nos dá um novo cenário e praticamente garante nossa participação no leilão de energia em 2019, que acontecerá no final do primeiro semestre. Daí sim, esse projeto que trará investimentos significativos para a região da fronteira entre Brasil e Bolívia, começará a virar realidade”, pontuou.

Outro acordo realizado entre os dois países foi a exportação de ureia para o Brasil. Com o memorando, fica garantida a compra de ureia de 2019 a 2028, no volume total de 1.150.000 toneladas. Em contrapartida a empresa Hinove Agrociencia irá fornecer tecnologia para melhorar a qualidade da ureia da YPFB. “Com essa parceria iremos garantir um ganho de U$ 10 a mais para as duas empresas”, acrescentou o diretor da Hinove, Renato Benatti.

Garantia para Chamada Pública Coordenada

O encontro também deu continuidade às negociações para o suprimento de gás natural para as distribuidoras da região centro-sul do Brasil – MSGÁS, SCGÁS, SUL, Compagás e Gás Brasiliano – que atualmente realizam uma Chamada Pública Coordenada para o Suprimento de Gás. O acordo estabeleceu um marco geral de cooperação para o desenvolvimento de estudos e o intercâmbio de informações, a fim de que a YPFB participe do processo.

Segundo o presidente da MSGÁS, está previsto para o meio de janeiro uma reunião com os presidentes das concessionárias participantes do processo. “Eles consideram muito o mercado brasileiro e tem todo interesse em participar dessa Chamada Pública, que trata de um consumo de volume gigantesco, de 10 milhões m3/ dia de gás natural”, finalizou.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pessoas com deficiência associada ao Zika terão pensão vitalícia
Brasil
Pessoas com deficiência associada ao Zika terão pensão vitalícia
Foto: Defesa em Foco
Brasil
Portaria cria programa 'Inglês para Jovens Líderes Indígenas'
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual
Geral
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual
Morre a ex-companheira de homem que lançou bombas contra o STF
Brasil
Morre a ex-companheira de homem que lançou bombas contra o STF
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios
Brasil
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios
Brasil
Brasil
Ranking aponta as 10 melhores cidades para se empreender
carteira de trabalho
Brasil
Mato Grosso do Sul cria quase 27 mil empregos formais em 2024
Ministros da Fazenda, Fernando Haddad
Brasil
Governo confirma proposta de taxa de 10% a quem tem renda superior a R$ 50 mil
Lei institui o Cadastro Nacional de condenados por pedofilia e estupro
Brasil
Lei institui o Cadastro Nacional de condenados por pedofilia e estupro
Tenente Portela e Jair Bolsonaro -
Política
Portela reclama de "perseguição" de Tereza para Bolsonaro

Mais Lidas

Maria Eduarda Silva de Oliveira
Geral
Adolescente desaparecida é encontrada na casa da tia do namorado
Pai da vítima, Jean Carlos Ocampo -
Justiça
"Eles não olharam para Sophia", diz pai ao relembrar luta pela guarda antes da tragédia
Maria Eduarda Silva de Oliveira
Polícia
Adolescente desaparece da casa da avó e namorado é suspeito de sequestrá-la
A acusada fez a afirmação diante do tribunal do júri
Justiça
Caso Sophia: Mãe chora e chama ex de pedófilo ao ver fotos dele se m4sturb@ndo ao lado de filhas