Menu
Busca quinta, 11 de agosto de 2022
(67) 99647-9098
TJMS Agosto 22
Brasil

Pilotos e comissários de bordo entram em greve no dia 29

O piloto reclamou sobre negociações intransigentes

25 novembro 2021 - 10h21Camila Farias - da Agência Brasil

De acordo com a decisão da Assembleia Geral realizada ontem (24), os pilotos e comissários de bordo farão greve indefinida em todo o país a partir da meia-noite da próxima segunda-feira (29). A National Aviation Alliance (SNA) disse em um comunicado que a decisão de fundamento foi o resultado de "negociações intransigentes das companhias aéreas sobre a renovação do acordo coletivo de trabalho (CCT)".

“Em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço. A categoria reivindica unicamente reajuste salarial que contemple a reposição das perdas inflacionárias nos últimos dois anos — INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor] do período de 1º de dezembro de 2019 a 30 de novembro de 2021”, disse nota do SNA.

Também em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) afirmou que a greve foi incentivada pelo SNA que, segundo a entidade representante das empresas, estaria, “desde a primeira reunião de negociação para a convenção coletiva”, desconsiderando “contraproposta ou caminho alternativo para as pautas apresentadas pelas empresas”, além de insistir “na reposição integral da inflação dos últimos 24 meses, ignorando a convenção coletiva vigente e a realidade financeira do setor”.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas argumentou que, conforme informes publicados pelas empresas e matérias veiculadas na mídia, as finanças das companhias aéreas já se encontram em processo "acelerado" de recuperação, a ponto de projetar crescimento para o futuro próximo, “o que não condiz com a intransigência de impor achatamento salarial de toda uma categoria”.

Perdas salariais

Na avaliação da entidade que representa os aeronautas, a proposta apresentada pelas empresas está “muito aquém de recompor as perdas salariais, já rejeitada pela categoria”. Afirmou, ainda, que o sindicato patronal “negou a ultratividade da atual CCT”, não garantindo a manutenção das cláusulas atuais da convenção em caso de um novo acordo não ter sido fechado até a data-base (1º de dezembro).

“Desde o início da pandemia a categoria nunca parou de trabalhar, tendo enfrentado graves riscos de contaminação por covid-19, e deu sua contribuição no combate à doença transportando vacinas, insumos e equipamentos. Além disso, pilotos e comissários deram colaboração importante para a recuperação das empresas aéreas ao aceitar, de maneira correta, reduções salariais e remuneratórias que perduram até hoje”, argumenta o SNA.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias  informou que os 50% de tripulantes que permanecerão em serviço não serão suficientes para garantir a prestação de serviços. “Vale destacar ainda que o envio de listas nominais de empregados que estariam ‘indisponíveis’ fere a liberdade individual de escolha de cada empregado, que pode decidir aderir ou não ao movimento”, acrescentou a entidade representante das empresas, ao defender que as categorias profissionais defendam seus interesses “por todos os meios legítimos, inclusive a greve, desde que esgotada a via negocial e observada a legalidade”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil
Bolsonaro veta novo valor da merenda escolar
Brasil
Foragido há 18 anos, homem é preso após ser visto em imagem do Google Maps
Geral
Mega-sena pode fazer mais um milionário nesta quarta-feira
Brasil
IBGE inicia abordagem a indígenas para o Censo 2022
Brasil
Auxílio Brasil: Beneficiários de NIS final 2 recebem nesta quarta-feira
Brasil
Criança de 8 anos mata cunhado com tiro na cabeça
Brasil
"Veio aí"; WhatsApp atualiza recursos do App
Brasil
Coroinha é esfaqueado no pescoço durante missa em igreja
Brasil
Campeão mundial de jiu-jitsu, Leandro Lo morre após levar tiro na cabeça
Brasil
Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 8 milhões no próximo sorteio

Mais Lidas

Polícia
Menino mata padrasto a tiros, joga corpo no rio e foge com a 'namorada' de 11 anos
Política
PSD terá mais três partidos coligados
Comportamento
JD1TV: Após três anos, Festival do Sobá volta 'com tudo' amanhã
Polícia
Fisioterapeuta para na delegacia por fazer procedimentos estéticos na Capital