Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6978/25, que prevê a criação do Fundo para Acolhimento de Animais (FAA), destinado a financiar abrigos e centros responsáveis por animais abandonados ou vítimas de maus-tratos.
A proposta estabelece uma fonte permanente de recursos para custear despesas como consultas veterinárias, cirurgias — inclusive castração —, vacinação, alimentação e melhorias estruturais nos locais de acolhimento. Poderão receber os repasses unidades mantidas pelo poder público, organizações não governamentais de proteção animal e consórcios públicos, desde que cumpram regras de fiscalização e prestação de contas.
De acordo com o autor do projeto, deputado Duda Ramos (MDB-RR), muitos abrigos dependem atualmente de doações esporádicas, o que compromete a continuidade do atendimento. “A ausência de uma fonte permanente de financiamento compromete a continuidade dos serviços prestados e limita a capacidade de atendimento”, afirma na justificativa.
O texto prevê que o fundo seja abastecido com recursos do Orçamento da União, doações de pessoas físicas e jurídicas e repasses voluntários de estados e municípios. Também poderão compor o FAA valores provenientes de multas e acordos judiciais relacionados a crimes ambientais ou maus-tratos contra animais.
As entidades beneficiadas deverão apresentar relatório anual detalhado sobre a aplicação dos recursos e o número de animais atendidos. Em caso de uso irregular, estão previstas sanções como suspensão dos repasses, devolução dos valores e impedimento de receber novos recursos por cinco anos.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

PF cumpre mandados contra suspeitos de vazar dados fiscais de ministros do STF

Folia em casa? Plataforma oferece filmes nacionais gratuitos; confira

Inscrições para o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026 começam nesta terça (17)

Oposição anuncia ação no TSE contra Lula após desfile na Sapucaí

Caso Marielle: delegado e policiais operavam organização criminosa dentro da Polícia Civil

Tiros, empurrões e controle: veja o que a mulher de 'Tio Trutis' contou à Polícia

Exposição a multidões no carnaval traz riscos à saúde dos animais

Justiça determina medida protetiva e avisa ex-deputado 'Tio Trutis' sobre risco de prisão

Naufrágio no Amazonas deixa dois mortos e sete pessoas desaparecidas


Foto: Roberto Pratti, TV Gazeta 


