Menu
Menu
Busca quarta, 13 de agosto de 2025
Brasil

Portaria cria programa 'Inglês para Jovens Líderes Indígenas'

Objetivo é qualificar grupo para acompanhamento de tratativas internacionais como a 30ª Conferência das Nações Unidas

05 dezembro 2024 - 10h50Sarah Chaves

Uma Portaria publicado pelo Ministério dos Povos Indígenas na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), instituiu o Programa "Inglês para Jovens Líderes Indígenas", a fim de promover a capacitação linguística básica em inglês de jovens lideranças indígenas.

Medida vem após a criação de um grupo de trabalho para preparar e articular ações interinstitucionais para a participação indígena na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

Com a qualificação em inglês, os líderes ficam aptos a participarem de fóruns internacionais relacionados à governança ambiental, climática e direitos humanos, "em particular com o objetivo de fortalecer a participação, a atuação e a incidência de jovens líderes indígenas em eventos globais, como a COP da Mudança Climática, e outros temas de interesse dos povos indígenas no âmbito das relações internacionais".

O Programa consistirá de curso de língua inglesa, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades em leitura, escrita, escuta e fala em nível básico, tendo como meta o acompanhamento de negociações internacionais, por meio de aulas ao vivo à distância, com metodologia interativa e levando em consideração a interculturalidade da relação de aprendizagem estabelecida.

Poderão participar do programa, studantes selecionados para participar do Programa Kuntari Katu: Líderes Indígenas na Política Global; servidores indígenas do Ministério dos Povos Indígenas, com idades entre 18 e 40 anos.

Caberá à Embaixada dos Estados Unidos arcar com as despesas do presente Programa, exclusivamente por meio da contratação por seus próprios meios de instituição prestadora do serviço de que trata a presente Portaria.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

TJMS lança edital para concurso de juiz substituto com salário de R$ 32 mil
Oportunidade
TJMS lança edital para concurso de juiz substituto com salário de R$ 32 mil
Xi Jinping conversa com Lula e reforça apoio ao Brasil
Brasil
Em telefonema, Lula e Xi Jinping reforçam parceria e compromissos para a COP 30
Imagem -
Polícia
Dono da rede Ultrafarma, Sidney Oliveira, é preso em operação do MPSP
Tânia Rego/Agência Brasil
Brasil
IBGE terá processo seletivo para até 9.580 profissionais
Foto: Tribeirofotografia
Brasil
Azul deixará de operar em 13 cidades brasileiras
Pavilhão Nacional -
Brasil
Hasteamento da bandeira nacional passa a ser rotina diária no Palácio da Justiça
Foto: Agência Brasil
Brasil
Medida Provisória que dá bonus de produtividade ao INSS perde a validade amanhã
Conselho Federal da OAB, em Brasília -
Brasil
OAB destaca defesa da democracia em mensagem pelo Dia do Advogado
Mãe e filha foram mortas pelo sargento
Polícia
No Dia dos Pais, sargento do Exército mata esposa e filha; morreram abraçadas
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
Brasil
Simone Tebet participa de audiência pública sobre desenvolvimento regional no Senado

Mais Lidas

Polícia Civil vai apurar caso | Imagem ilustrativa
Interior
Filho vai buscar bebida e na volta encontra pai atropelado e morto em Cassilândia
Mãe e filha foram mortas pelo sargento
Polícia
No Dia dos Pais, sargento do Exército mata esposa e filha; morreram abraçadas
Imagem Ilustrativa
Polícia
No Dia dos Pais, avô é pego estuprando a neta de 8 anos em Campo Grande
Polícia tenta localizar o indivíduo
Polícia
JD1TV: Viu ele? Polícia caça homem que estuprou jovem na saída de academia na Capital