O presidente Lula recebe nesta segunda-feira (25), no Palácio do Planalto o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính, para visita oficial ao Brasil, após 15 anos da última visita de um líder do país asiático.
Segundo o Palácio do Itamaraty, os mandatários tratarão de temas diversos da agenda bilateral, incluindo comércio, investimentos, ciência, tecnologia e inovação, cooperação técnica e educacional, defesa, energia renovável, entre outros.
Lula e Minh Chính também devem abordar questões envolvendo o Mercosul, bloco econômico regional sul-americano, e a Associação de Nações do Sudeste Asiático, que envolve dez países da região, além de assuntos ligados a outros fóruns internacionais.
Está prevista a assinatura de acordos de cooperação educacional, defesa, agricultura e entre academias diplomáticas.
Ainda na segunda-feira, o primeiro-ministro vietnamita fará uma palestra, aberta à imprensa, sobre a relação entre Brasil e Vietnã. O evento será realizado às 17h15, no Palácio do Itamaraty.
Embraer
O primeiro-ministro Pham Minh Chinh visitou a Embraer, em São José dos Campos, interior de São Paulo, na tarde de sábado (23), como parte de sua visita oficial ao Brasil. A delegação foi recebida pelo presidente da companhia Francisco Gomes Neto que apresentou ao líder vietnamita as inovações da empresa brasileira para o setor aeroespacial.
Durante a visita oficial foram discutidas potenciais cooperações e oportunidades de negócios com companhias aéreas, serviços aeronáuticos, capacitação de pessoas e soluções tecnológicas para o setor aéreo do país do sudeste asiático.
Atualmente, uma frota de 5 aeronaves Embraer 190 é utilizada no Vietnã pela Bamboo Airways, permitindo ampliar conectividade pelo país. Demonstrações com aeronaves da família E-Jets E2 também têm permitido operadores locais a conhecerem a capacidade e desempenho dos jatos para abrir novas rotas domésticas e para países vizinhos.
Lula e Pham Minh Chinh tiveram uma reunião bilateral realizada no âmbito da cúpula estendida do G7, em Hiroshima, no Japão, em maio deste ano, quando trataram do comércio bilateral.
O Brasil é o principal fornecedor de soja e carne suína e o segundo maior de carne de frango e algodão para o Vietnã.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Band e Record se posicionam após agressão durante cobertura ao vivo

Dispensada reavaliação periódica a beneficiário da Previdência com incapacidade permanente

Corpo de Juliana Marins chega nesta terça-feira ao Brasil

Famasul repudia plano transitório da União para regularização de terras indígenas

Murilo Huff consegue guarda provisória do filho com Marília Mendonça

Polícia Federal publica instrução normativa para controle de armas por CACs

Nova Lei de Cotas estipula critérios diferenciados para negros, indígenas e quilombolas

É hoje: R$ 2,50 pode virar R$ 250 milhões com sorteio da Quina de São João

Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, é preso durante operação da PF
