O senador Weverton Rocha (PDT-MA) confirmou que apresentará parecer favorável à indicação de Jorge Messias, atual advogado-geral da União, para o Supremo Tribunal Federal (STF). “Ele atende plenamente aos requisitos para ocupar a vaga”, disse o relator à CNN Brasil. Questionado sobre o clima no Senado e as chances de aprovação, respondeu apenas: “Estamos trabalhando!”.
Messias foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas enfrenta resistência do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), que preferia ver o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) indicado ao cargo. Segundo aliados, o grupo político de Alcolumbre articula votos suficientes para tentar barrar a nomeação — o número de opositores poderia chegar a 60. Para ser aprovado, Messias precisa de, no mínimo, 41 votos favoráveis.
A indicação ao STF exige notório saber jurídico e reputação ilibada, critérios que ministros da Corte afirmam já serem cumpridos por Messias. Magistrados ouvidos pela CNN Brasil avaliam que uma eventual rejeição seria um movimento “exagerado” por parte de Alcolumbre, especialmente após Lula deixar claro que não pretende indicar Pacheco caso o nome do AGU seja derrubado.
Há ainda um histórico de atritos, já que em 2021, Alcolumbre retardou a tramitação do indicado do então presidente Jair Bolsonaro, criando um desgaste que perdura até hoje. Entre os ministros que apoiam a nomeação de Messias estariam Gilmar Mendes, André Mendonça e Flávio Dino.
A sabatina no Senado foi marcada para 10 de dezembro.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Após cirurgia, Lula recebe alta, mas ficará em repouso no fim de semana Lin

Cachorro é morto com dez tiros em frente a ponto de ônibus em SP

Adolescentes suspeitos de matar o cão Orelha voltam ao Brasil

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

Vídeo: Fuga com lulu-da-pomerânia termina na delegacia

Polícia Federal prende suspeito de planejar atentado terrorista no Brasil

Caso Orelha: Justiça dá 24 horas para redes removerem informações sobre adolescentes

CPMI do INSS retoma trabalhos com foco em banqueiros e ouvirá Vorcaro

senador Weverton Rocha (PDT-MA) (Divulgação)



