Entre janeiro e maio deste ano, operações de fiscalizações retiraram 103 crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos, de situações de trabalho consideradas ilegais no estado. As ações ocorreram em Campo Grande e nos municípios de Corumbá, Chapadão do Sul e Mundo Novo.
As ações partiram do Ministério do Trabalho e Emprego, com auxílio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Mato Grosso do Sul.
As fiscalizações ocorreram em diversos estabelecimentos, como oficinas mecânicas, borracharias, bares, lava-jatos, clínicas veterinárias, indústrias de confecção, supermercados, laboratórios industriais, farmácias, propriedades rurais, entre outros.
Só no mês de maio, 47 crianças e adolescentes foram identificados em situação irregular de trabalho. Eles exerciam funções como auxiliares de mecânico, trabalhadores rurais, controladores de pragas, recreadores, garçons, ciclistas mensageiros, auxiliares de cozinha, banhistas de animais, entre outras. Todas essas atividades apresentam riscos à saúde, segurança e à integridade moral, sendo expressamente proibidas para menores de 18 anos.
Em 2024, foram afastadas 263 crianças e adolescentes do trabalho ilegal em Mato Grosso do Sul, contra 376 no ano anterior. A maioria dos casos chega à fiscalização por meio de denúncias anônimas ou pelo cruzamento de dados do eSocial, ferramenta que possibilita a identificação de irregularidades nos registros trabalhistas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Fechamento no entorno da Ary Coelho durante comemorações de Natal gera críticas de lojistas

VÍDEO: Carro fica destruído após árvore cair durante temporal no centro de Campo Grande

Pedido antigo dos moradores, obra do Shopping Popular chega a 45% em Três Lagoas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande

Vídeo: 'Cadê a Prê?' - moradora reclama de buracos em rua do Jardim Paulista

MP cobra explicações sobre acesso a leitos de urgência do SUS em Campo Grande

Sindicato confirma greve de ônibus na segunda-feira na Capital

Prazo para aproveitar Refis termina às 19h desta sexta-feira na Capital

VÍDEO: Palco para o show do 'Natal dos Sonhos' gera indignação no Centro de Campo Grande


Trabalho infantil segue sendo um problema em MS (Bruno Kelly/A Crítica)



