Menu
Busca sábado, 16 de janeiro de 2021
(67) 99647-9098
Governo Futebol
Cidade

Agepen suspende visitas em todos os presídios de regime fechado

Os encontros estão interrompidos até o dia 31 de janeiro

11 janeiro 2021 - 14h15Matheus Rondon, com informações da assessoria

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) suspendeu as visitas presenciais em todos os seus estabelecimentos penais de regime fechado.A medida preventiva também tem em vista a vulnerabilidade da população carcerária, pelas características arquitetônicas das unidades prisionais, além alto índice de ocupação dos leitos especializados no tratamento da Covid-19 em todo o estado.

Portaria sobre o assunto foi publicada na página 6 do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (11.1). Conforme a publicação, os encontros presenciais estão interrompidos até o dia 31 de janeiro. Nas seis unidades prisionais que já estavam com as visitas suspensas temporariamente, também passa-se a obedecer o novo prazo.

Conforme dados da Agepen, mesmo com a diminuição dos casos registrados entre a massa carcerária antes da liberação das visitas, cerca de 75 a menos em tratamento, a instituição preferiu adotar a medida de prevenção.

As visitas presenciais de familiares haviam sido retomadas a partir do dia 14 de novembro do ano passado, após cerca de oito meses de suspensão. O retorno foi definido com várias e rigorosas regras restritivas e preventivas de biossegurança, no entanto, devido ao cenário atual, foi necessária nova interrupção, de acordo com avaliação e decisão do Comitê para Gestão e Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 da Agepen.

Visitas Virtuais

A agência penitenciária continuará viabilizando o contato com familiares por meio de videoconferência. A iniciativa integra o projeto “A Conexão do Afeto: Visitas Virtuais em Tempos de Pandemia”, coordenado pela Diretoria de Assistência Penitenciária e sua Divisão de Promoção Social.

O procedimento foi implantado como alternativa para manter os laços familiares, que são fundamentais durante o cumprimento de pena e no processo de reintegração social dos custodiados.

Para ampliar os atendimentos, a Agepen firmou parceria com o Instituto Ação pela Paz, que realizou a doação de 55 notebooks, os quais foram distribuídos a 29 unidades prisionais de regime fechado, em 18 diferentes municípios do estado.

Com o reforço nos equipamentos, foi possível aumentar em cerca de 50% o oferecimento das visitas virtuais. Os encontros são realizados de forma assistida, por meio de videochamada, com visitantes cadastrados nos patronatos penitenciários, diminuindo os impactos emocionais causados pelo isolamento.

Além das visitas virtuais, aos internos e familiares também é possibilitada a troca de correspondências, obedecendo as normas de segurança dos estabelecimentos penais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Prefeitura prorroga proibição do corte de água por mais 15 dias
Cidade
Vídeo: Carro invade preferencial e motociclista 'voa' com colisão
Cidade
Árvore na Brilhante é apontada como causa de alagamentos
Cidade
Agência da Habitação divulga lista de contemplados com apartamentos
Cidade
Município: Alunos novos tem até dia 15 para efetivar matrícula
Cidade
Entrevista com Carlos Contar, Presidente eleito do TJMS
Cidade
Agência de Habitação estende prazo para pagamento de parcelas até dia 29
Cidade
Prefeitura vai pavimentar 106km de 13 bairros da capital em 2021
Cidade
Pastor Mauro, vítima da Covid, é homenageado com nome de rua
Cidade
Prefeitura investirá R$ 40 milhões em esporte e lazer na capital

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio