A morte da jornalista Vanessa Ricarte em Campo Grande ainda é sentida. Nesse aspecto, o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho), órgão que a profissional atuava, marcou um ato para relembrar o combate ao feminicídio e lançamento e instalação do 'Banco Vermelho'.
O banco é o símbolo internacional de combate à violência contra a mulher. A iniciativa percorrerá diversos órgãos e instituições públicas de Campo Grande. O MPT, casa de Vanessa, será a primeira delas.
A passagem do Banco Vermelho pela capital, proposta pela Câmara Municipal, consolida a campanha como política pública permanente de conscientização sobre a Lei Maria da Penha, por iniciativa da vereadora Luiza Ribeiro, que coordena a Procuradoria Especial da Mulher "Jornalista Vanessa Ricarte" da Casa de Leis.
O MPT-MS explica que a ação, aberta ao público, reunirá procuradores, servidores, amigos e familiares de Vanessa na sede do órgão, na rua Doutor Paulo Machado. "Convidamos todos e todas a se vestirem de preto e somarem sua voz a essa luta".
O ato está marcado para o dia 14 de outubro, às 14h. "[O ato] é em memória da jornalista Vanessa Ricarte, servidora da instituição assassinada em um caso de feminicídio que comoveu o país e provocou uma mudança de paradigma nos protocolos de atendimento a mulheres vítimas de violência".
Números alarmantes - Dados divulgados pela Procuradoria demonstram que em Campo Grande foram registradas 6.946 ocorrências de violência doméstica em 2024, e até setembro deste ano, são 5.688 vítimas, uma média de 24 denúncias por dia.
No mesmo período, 381 casos de estupro foram registrados, sendo 330 contra crianças e adolescentes.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande terá várias interdições no trânsito neste fim de semana

Vídeo: PMA resgata arara em situação de risco na Capital

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital

Congresso exige exame toxicológico para novos motoristas de categorias A e B

'Vi minha mãe sendo derrubada e não pude fazer nada', diz professor agredido por guardas

'Quase vomitei': Mulher relata experiência ruim com comida azeda em restaurante da Capital

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Procon encontra variação de mais de 270% nas mensalidades escolares da Capital

Projeto 'Nossa Energia' inicia agenda especial de Natal nos bairros da Capital


Vanessa Ricarte foi assassinada horas depois de registrar um boletim de ocorrência contra o ex (Foto: Reprodução/Redes Sociais)



