A morte da jornalista Vanessa Ricarte em Campo Grande ainda é sentida. Nesse aspecto, o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho), órgão que a profissional atuava, marcou um ato para relembrar o combate ao feminicídio e lançamento e instalação do 'Banco Vermelho'.
O banco é o símbolo internacional de combate à violência contra a mulher. A iniciativa percorrerá diversos órgãos e instituições públicas de Campo Grande. O MPT, casa de Vanessa, será a primeira delas.
A passagem do Banco Vermelho pela capital, proposta pela Câmara Municipal, consolida a campanha como política pública permanente de conscientização sobre a Lei Maria da Penha, por iniciativa da vereadora Luiza Ribeiro, que coordena a Procuradoria Especial da Mulher "Jornalista Vanessa Ricarte" da Casa de Leis.
O MPT-MS explica que a ação, aberta ao público, reunirá procuradores, servidores, amigos e familiares de Vanessa na sede do órgão, na rua Doutor Paulo Machado. "Convidamos todos e todas a se vestirem de preto e somarem sua voz a essa luta".
O ato está marcado para o dia 14 de outubro, às 14h. "[O ato] é em memória da jornalista Vanessa Ricarte, servidora da instituição assassinada em um caso de feminicídio que comoveu o país e provocou uma mudança de paradigma nos protocolos de atendimento a mulheres vítimas de violência".
Números alarmantes - Dados divulgados pela Procuradoria demonstram que em Campo Grande foram registradas 6.946 ocorrências de violência doméstica em 2024, e até setembro deste ano, são 5.688 vítimas, uma média de 24 denúncias por dia.
No mesmo período, 381 casos de estupro foram registrados, sendo 330 contra crianças e adolescentes.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Servidores municipais podem ficar mais um ano sem aumento em Campo Grande

OAB/MS diz que prefeitura errou ao limitar suspensão do IPTU apenas a terrenos

Caso Vanessa Ricarte: Feminicídio completa um ano e mobiliza protesto por julgamento

Pagamento de IPTU de 15 mil imóveis fica suspenso até emissão de novas guias

Três aeroportos de MS são beneficiados com investimentos do Governo Federal

Homem que matou a corretora Amalha em latrocínio pega 21 anos de prisão em Campo Grande

Na contramão de Campo Grande, Dourados garante até 30% de desconto no IPTU e estende prazo

Por assassinato com golpes de faca, homem enfrenta júri nesta quarta em Campo Grande

Em meio a decisões contrárias, prefeitura prorroga 2ª parcela do IPTU

Vanessa Ricarte foi assassinada horas depois de registrar um boletim de ocorrência contra o ex (Foto: Reprodução/Redes Sociais)



