O mês de junho chegou e com ele, as atenções se voltam aos tratamentos para idosos, que ganharam um novo programa: "Envelhecer é Legal", criado pela SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), lançado nesta segunda-feira (2) e publicado no Diário Oficial do Estado.
O lançamento marca o início das ações do Junho Prata, mês dedicado à conscientização, valorização e proteção da população idosa sul-mato-grossense.
Com foco no enfrentamento ao idadismo – o preconceito baseado na idade – o programa propõe uma mudança cultural na forma como a sociedade enxerga e trata o envelhecimento.
O programa está estruturado em três eixos principais:
- Marco normativo e institucional: fortalecimento de políticas públicas e legislações contra a discriminação etária;
- Educação e sensibilização: atividades educativas para desconstruir estereótipos e promover a solidariedade entre gerações;
- Convivência intergeracional e protagonismo: estímulo à participação ativa da pessoa idosa e ao diálogo entre gerações.
Entre as diretrizes do programa estão o fortalecimento das redes de cuidado e proteção, o incentivo à pesquisa sobre o envelhecimento e a promoção de uma nova narrativa social: positiva, respeitosa e diversa sobre a velhice.
Neste ano, a campanha tem o tema “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”, e foca no fortalecimento dos laços intergeracionais, entendendo que o diálogo entre diferentes faixas etárias é essencial para construir uma cultura de paz, solidariedade e cuidado coletivo.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Juiz manda estudante a júri popular e marca data de julgamento por morte de corredora

Mais de 50 ônibus do transporte coletivo são interditados em Campo Grande

Refis 2025 deve arrecadar mais de R$ 20 milhões

Promotora quer júri popular para homem que matou três pessoas queimadas na Capital

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

JD1TV: Postes ficam em iminência de queda após tombamento de S10 na Mato Grosso

Arraiá da Juliano Varela tem programação diversificada e entrada gratuita

Base Móvel da Guarda chega a Vila Fernanda nesta quinta-feira

Projeto nacional de educação por meio do cinema chega a presídios de Campo Grande
