Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Escola Sesi de Naviraí se destaca no Enem 2018

O resultado do ranking foi divulgado na Folha de São Paulo

22 junho 2019 - 13h59Mauro Silva, com informações da assessoria    atualizado em 22/06/2019 às 14h44

Os alunos da Escola do Sesi de Naviraí conseguiram a maior nota média no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2018. Entre as escolas da cidade que participaram do Exame, que atualmente é a principal porta de entrada dos estudantes nas universidades brasileiras, o Sesi foi o que obteve as maiores médias na Redação e provas objetivas.

O bom desempenho, afirma a diretora Paula Nudmilla, é resultado de uma junção de elementos que colocaram a instituição no topo do ranking: uma metodologia de ensino voltada para a tecnologia e inovação, como foco nas principais tendências educacionais.

“Trabalhamos para que o aluno desenvolva diversas habilidades que envolvem desde a preparação para o ingresso nas grandes universidades do país e, ao mesmo tempo, um ensino que vá além disso, e o prepare para o futuro do mercado de trabalho, com uma abordagem de programação, robótica e pensamento computacional”, explicou a diretora. 

No ranking do Enem, os alunos da Escola do Sesi de Naviraí obtiveram média geral de 559.41 nas provas objetivas – 508.68 em Ciências da Natureza, 595.55 em Ciências Humanas, 553.44 em Linguagem e 579.98 em Matemática -, enquanto a média geral na Redação foi de 579.43.

O resultado consta no levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo, que tabulou os resultados do Enem 2018 a partir da base de dados divulgada pelo MEC (Ministério da Educação), já que o Governo Federal deixou de apresentar os resultados por escola em 2016.

Abaixo, você conhece algumas das plataformas tecnológicas e diferenciais oferecidos na Escola do Sesi:

Robótica e Programação - O ensino de robótica na Escola do Sesi já levou os alunos a desenvolver um protótipo do que seria uma alternativa mais barata e sustentável para o gás de cozinha; uma bengala eletrônica para deficientes visuais e inúmeras outras soluções tecnológicas para tornar a vida das pessoas mais fácil. Depois de incluir a robótica na grade curricular, a Escola do Sesi também passou a oferecer para os alunos a RoboGarden, uma plataforma usada em vários países para ensinar programação a crianças e jovens de 7 a 17 anos de idade. 

Empreendedorismo – Na Escola do Sesi, a disciplina de Empreendedorismo é aplicada em parceria com o Sebrae, que é referência no assunto, e trabalha com conceitos do protagonismo dos alunos, atitudes criativas, assertividade e busca da inovação. A matéria faz parte da grade curricular a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a 1ª série do Ensino Médio, com aulas aplicadas semanalmente.

Plataformas online – A Escola do Sesi disponibiliza inúmeras plataformas online para despertar o interesse do aluno em Matemática, Português e outras disciplinas, além de tornar o ensino dinâmico e inovador. O Mangahigh, por exemplo, é um site utilizado no mundo todo e baseia o ensino de Matemática em games, ou seja, o aluno aprende brincando. Como estímulo ao hábito de leitura e para ampliar os conhecimentos da Língua Portuguesa, a integra à metodologia de ensino o Guten News, plataforma que funciona como um jornal digital que “traduz” as notícias para a linguagem infanto-juvenil. Já o Imaginie simula um corretor da redação do Enem, para que o aluno possa treinar a elaboração de textos dentro dos parâmetros exigidos na prova que é porta de entrada para as principais universidades do país.

Iniciação científica - Os alunos do Ensino Médio têm um primeiro contato com trabalhos de pesquisa que muita gente por aí só foi ter na época da faculdade, e olhe lá. Os jovens desenvolvem projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, sempre com a orientação de um professor, podendo contar, ainda, com auxílio do acervo de livros e de docentes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), graças a uma parceria do Sesi com a instituição de ensino. Os trabalhos elaborados pelos alunos inclusive são submetidos a feiras científicas de abrangência nacional, aproximando-os da comunidade acadêmica e científica.

Torneios de robótica - Além das feiras de tecnologia, os alunos também são incentivados a participar de diversas competições nacionais e internacionais, como os torneios de robótica da FLL (First Lego League), liga estadunidense que organiza a maior disputa mundial entre robôs; OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), entre outras. As escolas do Sesi também promovem todos os anos o Torneio Interclasses de Robótica, uma forma de estreitar os laços entre os alunos e treinar para as competições externas.

Ambientes Inspiradores e Tecnológicos -A Escola do Sesi conta com salas interativas, espaços inovadores que quebram o padrão da sala de aula tradicional, e despertam e estimulam o protagonismo e interesse do aluno pelo aprender.

Tudo isso por mensalidades bastante atraentes, e que cabem no bolso dos pais. Para conhecer melhor todas essas novidades, saber mais sobre disponibilidade de vagas e outras informações, acesse www.aescoladofuturo.com.br, ligue 0800 723 7374 ou vá até a Escola do Sesi, que fica na Rua Ceará, 135, Centro.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Dia do Trabalhador: feriado ou ponto facultativo? O JD1 explica!
Cidade
Dia do Trabalhador: feriado ou ponto facultativo? O JD1 explica!
Prefeitura contrata empresas para reforma de terminais de ônibus em Campo Grande
Cidade
Prefeitura contrata empresas para reforma de terminais de ônibus em Campo Grande
Vítima de assédio sexual em ônibus do Consórcio Guaicurus será indenizada em R$ 15 mil
Justiça
Vítima de assédio sexual em ônibus do Consórcio Guaicurus será indenizada em R$ 15 mil
Foto: Sarah Chaves/JD1
Cidade
Prefeitura publica lista de moradores do Mandela pendentes em sorteio de lotes
Waldecy Batista Nunes, o "Chocolate" -
Cidade
Ex-vereador "Chocolate" assume cargo na Câmara Municipal de Campo Grande
Fumacê
Cidade
Los Angeles e Jardim Seminário são foco do fumacê nessa terça
Trabalhadores seguem realizando reparos pela cidade
Cidade
Prefeitura segue com limpeza e manutenção de vias de Campo Grande
Agente de trânsito orientando sobre vias bloqueadas
Cidade
Confira as ruas interdições desta semana pela Agetran em Campo Grande
Instalação dos padrões de energia elétrica na comunidade Mandela
Cidade
Padrões de energia elétrica são instalados na comunidade Mandela
Subea leva atendimento veterinário gratuito ao Jardim Canguru nesta terça
Cidade
Subea leva atendimento veterinário gratuito ao Jardim Canguru nesta terça

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira
Polícia
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira