Menu
Menu
Busca terça, 08 de abril de 2025
TJMS Abr25
Cidade

Fórum Estadual de Mudanças Climáticas entrega relatório de municípios e empossa notáveis

Evento teve a presença do governador Eduardo Riedel, que destacou ambiente de discussão com pessoas "extremamente preparadas"

27 novembro 2024 - 13h13Sarah Chaves    atualizado em 28/11/2024 às 07h15
São Julião

Durante a abertura do II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (27), foi entregue ao governador Eduardo Riedel, ao secretário Jaime Verruck e ao vice-presidente da Assembleia Legislativa de MS, o relatório Road Map Carbono Neutro. Na ocasião, também foram empossados os membros do Conselho de Notáveis do Fórum.

O Fórum, iniciativa da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com apoio do Sebrae, segue até quinta-feira (28), reunindo lideranças, especialistas e representantes da sociedade civil para debater estratégias e ações concretas no enfrentamento das mudanças climáticas.

“Temos um ambiente de discussão com gente extremamente preparada e que nos norteiam a ações concretas de políticas públicas que nos colocam nos direcionamentos que a gente quer, um estado próspero, com crescimento, desenvolvimento que gera emprego e renda de maneira sustentável e inclusiva”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

Segundo o diretor Superintendente no Sebrae Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, a propostas do Road Map é identificar nos municípios o grau de implementação e demandas de questões climáticas. 


Depois do mapeamento para melhorar o que foi identificado, os 43 municípios que já estão dentro do Road Map, terão suas demandas levadas para órgãos internacionais de financiamento de questões climáticas. Previsão é que em 2025, os 79 municípios estejam incluídos. “Quando você tem uma política que é realmente internalizada, de um Estado verde, sustentável e inclusivo, você vê a oportunidade de não deixar nenhum município para trás. Encontrando esse ambiente político, favorável para o desenvolvimento sustentável, onde a gente acredita num futuro melhor para todos". 

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou que o Estado foi inovador quando criou a Lei Pró-Clima, que criou uma série de estruturas,incluindo a instituição do Fórum de Mudanças Climáticas. "O Estado de Mato Grosso do Sul, no próximo relatório, vai ser o Estado que apresentou a maior descarbonização da agricultura de todos os Estados brasileiros. Nós temos a política, mas quem executa isso é exatamente o nosso produtor rural, isso que é importante".

Posse do Conselho de Notáveis 

Daniel Vargas, ex-ministro da Secretaria De Assuntos Estratégicos Da Presidência Da República, mestre e doutor em Harvard nos E.U.A, é professor da Escola De Economia Da FGV.

Natalia Renteria, advogada e doutora em governança climática, uma das protagonistas na regulamentação do sistema brasileiro de comércio de emissões.

Cajetano Vera, premiado professor indígena, membro do Conselho

Izabella Teixeira, ex-ministra de estado de meio ambiente, co-presidente do International Resource Painel, Premio global de Meio Ambiente da ONU (2013) e membro de diversos conselhos no Brasil.
 

Reportar Erro
São Julião
Camara Municipal Ab25 Jovem

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acusado de matar em bar do Santa Luzia é absolvido pelo júri em Campo Grande
Justiça
Acusado de matar em bar do Santa Luzia é absolvido pelo júri em Campo Grande
Área da 'Favela do Mandela' passa por recuperação após desocupação
Cidade
Área da 'Favela do Mandela' passa por recuperação após desocupação
Sede do Detran-MS em Campo Grande
Cidade
Detran-MS não terá expediente quinta, sexta e segunda de feriado
Saída de outras linhas também ficaram prejudicadas
Cidade
JD1TV: Passageiros 'fecham' Terminal Nova Bahia por falta de ônibus
O circuito do coelho acontece no sábado
Cidade
Shopping traz programação especial de Páscoa para toda família
Serviço iniciou nesta segunda-feira
Cidade
Operação emergencial: Força-tarefa quer realizar até 2 mil tapa buracos por dia
Moradores denunciam "abandono" de canteiro central da Avenida Aracruz
Cidade
Moradores denunciam "abandono" de canteiro central da Avenida Aracruz
Foto:  Rodrigo Maia
Cidade
Atenção, motoristas! Confira o reordenamento do trânsito no entorno do Parque dos Poderes
Deputado Junior Mochi, presidente da Comissão na Assembleia
Cidade
"O pedágio tem que ser suspenso", aponta deputado em audiência sobre a BR-163
Céu azul, mas de tempo fresco em Campo Grande
Clima
Semana começa com tempo fresco em Campo Grande

Mais Lidas

Apenas o pai e o filho mais velho sobreviveram
Interior
Veja quem são as quatro pessoas mortas no acidente entre Campo Grande e Sidrolândia
Um dos veículos ficou destruído após o incêndio
Polícia
Três crianças e uma mulher morreram no acidente entre Campo Grande e Sidrolândia
Após o crime, a vítima ainda recebeu ameaças de morte
Polícia
'Não imaginei que ele teria coragem', diz mulher após levar 7 facadas do marido no Tiradentes
Um dos veículos pegou fogo no local
Polícia
JD1TV AGORA: Acidente entre Sidrolândia e Campo Grande causa mortes; crianças estão no meio