Durante a abertura do II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (27), foi entregue ao governador Eduardo Riedel, ao secretário Jaime Verruck e ao vice-presidente da Assembleia Legislativa de MS, o relatório Road Map Carbono Neutro. Na ocasião, também foram empossados os membros do Conselho de Notáveis do Fórum.
O Fórum, iniciativa da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com apoio do Sebrae, segue até quinta-feira (28), reunindo lideranças, especialistas e representantes da sociedade civil para debater estratégias e ações concretas no enfrentamento das mudanças climáticas.
“Temos um ambiente de discussão com gente extremamente preparada e que nos norteiam a ações concretas de políticas públicas que nos colocam nos direcionamentos que a gente quer, um estado próspero, com crescimento, desenvolvimento que gera emprego e renda de maneira sustentável e inclusiva”, afirmou o governador Eduardo Riedel.
Segundo o diretor Superintendente no Sebrae Mato Grosso do Sul, Cláudio Mendonça, a propostas do Road Map é identificar nos municípios o grau de implementação e demandas de questões climáticas.
Depois do mapeamento para melhorar o que foi identificado, os 43 municípios que já estão dentro do Road Map, terão suas demandas levadas para órgãos internacionais de financiamento de questões climáticas. Previsão é que em 2025, os 79 municípios estejam incluídos. “Quando você tem uma política que é realmente internalizada, de um Estado verde, sustentável e inclusivo, você vê a oportunidade de não deixar nenhum município para trás. Encontrando esse ambiente político, favorável para o desenvolvimento sustentável, onde a gente acredita num futuro melhor para todos".
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou que o Estado foi inovador quando criou a Lei Pró-Clima, que criou uma série de estruturas,incluindo a instituição do Fórum de Mudanças Climáticas. "O Estado de Mato Grosso do Sul, no próximo relatório, vai ser o Estado que apresentou a maior descarbonização da agricultura de todos os Estados brasileiros. Nós temos a política, mas quem executa isso é exatamente o nosso produtor rural, isso que é importante".
Posse do Conselho de Notáveis
Daniel Vargas, ex-ministro da Secretaria De Assuntos Estratégicos Da Presidência Da República, mestre e doutor em Harvard nos E.U.A, é professor da Escola De Economia Da FGV.
Natalia Renteria, advogada e doutora em governança climática, uma das protagonistas na regulamentação do sistema brasileiro de comércio de emissões.
Cajetano Vera, premiado professor indígena, membro do Conselho
Izabella Teixeira, ex-ministra de estado de meio ambiente, co-presidente do International Resource Painel, Premio global de Meio Ambiente da ONU (2013) e membro de diversos conselhos no Brasil.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Reforma do muro da sede do MPMS em Campo Grande custará R$ 1,59 milhão

Tuiuiús do Aeroporto de Campo Grande serão restaurados até final de julho

Juiz condena ex-vereadores e empresários por 'esquemão' que cassou Bernal

JD1TV: Grupinho se junta e espanca estudante antes da aula na Vila Sobrinho

JD1TV: "Abrigo para marginais e escorpiões", dizem moradores sobre terreno na Capital

Por assassinato a facadas no Lageado, homem é condenado a 8 anos de prisão

Guarda Civil Metropolitana irá capacitar novos agentes para utilização de arma letal

MP investiga 'profissional' por receitar óculos ilegalmente em Campo Grande

Lei garante entrada de cães de suporte emocional em ambientes coletivos na Capital
