Menu
Menu
Busca terça, 24 de março de 2026
Gov IPVA Mar26
Cidade

Governo reconhece emergência em cidades do MS após chuvas intensas

A medida abrange Sete Quedas e Paranhos em meio a alerta de tempestades no Estado

02 fevereiro 2026 - 10h12Sarah Chaves

Diante do alerta de perigo para tempestades emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o Governo de Mato Grosso do Sul reconheceu situação de emergência em Sete Quedas e Paranhos, municípios atingidos por chuvas intensas no fim de 2025.

Os decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (2) e autorizam medidas excepcionais para resposta aos danos, enquanto o Estado permanece sob previsão de volumes elevados de chuva e ventos fortes.

Em Sete Quedas, o texto reconhece, por 180 dias, a situação de emergência em áreas urbanas e rurais afetadas por erosão continental. Segundo o governo, chuvas concentradas registraram 181,6 mm em menos de 24 horas, provocando enxurradas, destruição de estradas vicinais, pontes, bueiros e galerias, além de risco à população.

A medida permite a mobilização de órgãos estaduais, ações de defesa civil, entrada em imóveis em caso de risco iminente e dispensa de licitação para obras e serviços emergenciais.

Já em Paranhos, o decreto  reconhece, por 120 dias, a situação de emergência em partes da área rural atingidas por tempestade local convectiva com chuvas intensas.

Os danos atingiram principalmente estradas rurais, com erosões e destruição de estruturas de acesso, afetando comunidades e áreas de povos originários. Assim como em Sete Quedas, o decreto autoriza resposta imediata do Estado, uso excepcional de bens e contratação emergencial.

O reconhecimento ocorre em meio ao aviso do Inmet para esta segunda-feira (2), que prevê acumulados de até 100 mm e ventos entre 60 e 100 km/h, com risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. A orientação das autoridades é evitar áreas alagadas, buscar abrigo durante as tempestades e manter distância de redes elétricas.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Ilustrativa / PREFCG
Oportunidade
Prefeitura lança seleção para coveiro, pedreiro e outras funções com salário de até R$ 2,6 mil
Homicídio aconteceu na Vila Piratininga
Justiça
TJ nega soltar suspeito de envolvimento em assassinato brutal em Campo Grande
Dia em que Vandermárcio foi socorrido com vida
Justiça
Justiça concede liberdade a suspeito de participação na morte de Vandermarcio
Foto: Divulgação
Cidade
Shopping recebe plantão de vacinação neste fim de semana em Campo Grande
Educação física em CIEIs é alvo de fiscalização do MP em MS
Educação
Educação física em CIEIs é alvo de fiscalização do MP em MS
Correios ampliam rede e buscam parceiros para coleta e entrega em MS
Cidade
Correios ampliam rede e buscam parceiros para coleta e entrega em MS
Terminal em Campo Grande - Foto: Jônatas Bis/JD1
Cidade
TJMS suspende ordem de juiz que obrigava aumento da tarifa de ônibus para R$ 7,79 na Capital
Filho: Tadeu Filho/Prefeitura de São Vicente
Cidade
Cotolengo abre campanha para levar Páscoa a assistidos em MS
Adriano Ribeiro Espinosa, o
Justiça
Juiz mantém prisão de acusado de incendiar casa e matar três pessoas no Jardim Colúmbia
Novo sistema da Justiça -
Justiça
TJMS implanta eproc para novos processos de competência cível e Juizado Especial

Mais Lidas

Soldado de 18 anos morre durante treino de corrida do Exército
Brasil
Soldado de 18 anos morre durante treino de corrida do Exército
Tiroteio termina com duas pessoas feridas em Campo Grande
Polícia
Tiroteio termina com duas pessoas feridas em Campo Grande
Bombonato morreu com um tiro na boca
Polícia
Trabalhador é morto enquanto aguardava pagamento em fazenda de Rio Verde
Canivetes foram apreendidos pela equipe da Polícia Militar
Polícia
Três alunos são flagrados com canivetes em escola de Campo Grande