Diante do alerta de perigo para tempestades emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, o Governo de Mato Grosso do Sul reconheceu situação de emergência em Sete Quedas e Paranhos, municípios atingidos por chuvas intensas no fim de 2025.
Os decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (2) e autorizam medidas excepcionais para resposta aos danos, enquanto o Estado permanece sob previsão de volumes elevados de chuva e ventos fortes.
Em Sete Quedas, o texto reconhece, por 180 dias, a situação de emergência em áreas urbanas e rurais afetadas por erosão continental. Segundo o governo, chuvas concentradas registraram 181,6 mm em menos de 24 horas, provocando enxurradas, destruição de estradas vicinais, pontes, bueiros e galerias, além de risco à população.
A medida permite a mobilização de órgãos estaduais, ações de defesa civil, entrada em imóveis em caso de risco iminente e dispensa de licitação para obras e serviços emergenciais.
Já em Paranhos, o decreto reconhece, por 120 dias, a situação de emergência em partes da área rural atingidas por tempestade local convectiva com chuvas intensas.
Os danos atingiram principalmente estradas rurais, com erosões e destruição de estruturas de acesso, afetando comunidades e áreas de povos originários. Assim como em Sete Quedas, o decreto autoriza resposta imediata do Estado, uso excepcional de bens e contratação emergencial.
O reconhecimento ocorre em meio ao aviso do Inmet para esta segunda-feira (2), que prevê acumulados de até 100 mm e ventos entre 60 e 100 km/h, com risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. A orientação das autoridades é evitar áreas alagadas, buscar abrigo durante as tempestades e manter distância de redes elétricas.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mauro Azambuja deixa presidência da Agesul e Rudi Fiorese é nomeado

Justiça reduz pena de homem que matou adolescente a pauladas em Campo Grande

'Aumento indireto da carga tributária', diz promotora sobre alta do IPTU em Campo Grande

Intervenção pode piorar ainda mais a crise no transporte coletivo de Campo Grande

Parecer do MP em ação da OAB/MS aponta violações e pede suspensão do reajuste do IPTU

Abertas as inscrições para o comitê estadual que acompanha população em situação de rua

Vídeo: Tamanduá-bandeira é resgatado dentro de agência bancária na Capital

MPT-MS recebe novos auditores fiscais e alinha atuação conjunta no estado

Operação Ferro-Velho fiscaliza 13 estabelecimentos na Capital

Foto: Marcello Casal Jr. /Agência Brasil 



