A Prefeitura de Campo Grande e a concessionária dos serviços de água e esgoto, Águas Guariroba, apresentaram os estudo iniciais do projeto executivo, na quinta-feira (16), para a execução das obras de implantação da rede coletora de esgoto na região do Rita Vieira.
O projeto para a implantação da rede seguirá o cronograma de obras do PAC da Prefeitura, tendo como objetivo ampliar a cobertura da rede de esgoto de Campo Grande. A previsão é de que sejam implantados 39 quilômetros de rede de esgoto com 2,6 quilômetros de reforço de interceptor.
Também estão previstos para a região cerca de 3.900 ligações de rede. O projeto já conta com as equipes da concessionária realizando os estudos de área na região do Rita Vieira.
O prefeito Marquinhos Trad destacou que a rede coletora de esgoto será implantada antes das obras de drenagem e pavimentação asfáltica que serão iniciadas logo após a conclusão da implantação do esgoto. ‘’Mais um passo para a urbanização total da região do Rita Vieira, levando mais saúde e qualidade de vida para os moradores’’, afirmou, destacando que atualmente Campo Grande possui mais de 80% de cobertura de esgoto, com 100% de tratamento.
A Prefeitura encaminhou a Câmara Municipal um projeto que autoriza o Executivo a contratar um empréstimo de R$ 45 milhões junto à Caixa Econômica Federal, na linha de Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A Câmara aprovou o projeto e o empréstimo já está em fase de contratação na Caixa.
Com os recursos, além de levar drenagem, asfalto e recapeamento aos bairros Rita Vieira e Parque Dallas, será pavimentado o Residencial Oliveira, 1 e parte do 3, e recapeada e prolongada a rua Nicomedes Rezende até a avenida Interlagos. Essa via será uma alternativa de tráfego para desafogar o trânsito na avenida Três Barras.
Também está programada a revitalização do antigo aterro de entulhos da construção civil no Jardim Noroeste. O local, uma área de 16 hectares, será transformado num espaço de lazer multiuso, com pista de caminhada, campo de futebol e quadra poliesportiva.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, este novo financiamento do Finisa foi viabilizado junto à Caixa Econômica, após a negociação do empréstimo de R$ 30 milhões no BNDES ter esbarrado em questões burocráticas quando já estava na fase de assinatura do contrato. O recurso estava destinado a execução de aproximadamente 20 quilômetros de pavimentação e 2 quilômetros de recapeamento nos bairros Rita Vieira e Parque Dallas.
Fiorense explica que como as condições de pagamento e os encargos financeiros da Caixa são similares as do BNDES, optou-se por uma nova operação do Finisa ampliada para contemplar mais obras. Como o projeto do Rita Vieira /Parque Dallas já estão prontos e os demais estão em elaboração, a expectativa é licitar todas as obras ainda no primeiro trimestre de 2020.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Capital abre inscrições para contratação temporária para auxiliar de acesso predial

Justiça obriga prefeitura a limpar terrenos públicos e privados abandonados em Campo Grande

Atenção, contribuintes! Última semana para aproveitar Refis com até 80% de desconto

Papai Noel chega à sorveteria da Capital para celebrar o Natal

VÍDEO: Morador se indigna com descarte de sofá por motorista de picape em Campo Grande

Balanço semanal: Batata-doce cai, enquanto jiló e cebola ficam mais caros na Ceasa/MS

Edital abre prazo de 5 dias para adoção de áreas públicas em Campo Grande

Mais de 70 médicos são convocados para reforçar saúde na Capital

'Atestado Responsável' muda regras nas unidades de saúde da Capital


Presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira juntamente ao prefeito Marquinhos Trad (Reprodução/Assessoria)



