Uma criança de sete meses morreu na manhã desta segunda-feira (16) em Corumbá após se diagnosticada com Leishmaniose Visceral Americana (LVA). A menina foi a primeira vítima fatal este ano no Estado.
A menina estava internada na Santa Casa de Corumbá desde o dia 10 deste mês, ela veio a óbito na manhã de hoje. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde do município.
Uma equipe do Centro de Controle de Vetores está realizando manejo ambiental no bairro onde a menina morava. Os agentes de saúde estão trabalhando na orientação dos moradores da região, além de instalar armadilhas para o mosquito transmissor da doença.
O Centro de Controle de Zoonoses realizou 11 coletas de amostras sanguíneas de animais do entorno, das quais 7 deram positivas, sendo que 3, os tutores já encaminharam para eutanásia. Os demais estão aguardando o exame confirmatório.
Transmissão da doença
A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas.
A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.
No verão, com a chegada das chuvas, considerado um período epidêmico, a Prefeitura intensifica as diversas ações de controle e prevenção das doenças vetoriais, dengue, chikungunya, zika vírus, febre amarela, além de leishmaniose tegumentar ou visceral e doença de chagas.
No dia 13 de dezembro, a Prefeitura realizou uma grande mobilização social, na parte alta da cidade, denominada dia "D", com a participação de diversas secretarias e autarquias.
Sintomas da Leishmaniose Visceral
A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa sistêmica. Os principais sintomas da doença são:
• febre de longa duração;
• aumento do fígado e baço;
• perda de peso;
• fraqueza;
• redução da força muscular;
• anemia.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande

Vídeo: 'Cadê a Prê?' - moradora reclama de buracos em rua do Jardim Paulista

MP cobra explicações sobre acesso a leitos de urgência do SUS em Campo Grande

Sindicato confirma greve de ônibus na segunda-feira na Capital

Prazo para aproveitar Refis termina às 19h desta sexta-feira na Capital

VÍDEO: Palco para o show do 'Natal dos Sonhos' gera indignação no Centro de Campo Grande

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira


A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha 



