Corte irregular de árvores em uma área de reserva legal no Parque dos Poderes, em Campo Grande, é investigado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). O caso envolve a supressão de oito árvores em um terreno localizado no cruzamento da Rua Imbé com a Avenida do Poeta. As denúncias apontam que a ação foi realizada sem autorização ou plano de manejo, violando a legislação ambiental.
A denúncia chegou à Ouvidoria do MPMS em maio de 2024 e resultou na abertura de um Inquérito Civil conduzido pelo promotor de Justiça Luiz Antônio Freitas de Almeida. Durante vistoria realizada pelo órgão ambiental municipal, foram constatados os cortes, sendo a maior das árvores, com 56 centímetros de diâmetro, possivelmente a mais antiga do local. Registros fotográficos mostraram que restaram apenas tocos no chão.
Em resposta à infração, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) aplicou uma multa de R$ 32 mil. O MPMS também solicitou informações ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) sobre as medidas administrativas adotadas até o momento.
O promotor Luiz Antônio Freitas de Almeida destacou a urgência de identificar os responsáveis pela irregularidade e garantir ações para a recuperação da área. "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, e é nosso dever protegê-lo para as presentes e futuras gerações", afirmou.
O caso segue em investigação.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Reforma do muro da sede do MPMS em Campo Grande custará R$ 1,59 milhão

Tuiuiús do Aeroporto de Campo Grande serão restaurados até final de julho

Juiz condena ex-vereadores e empresários por 'esquemão' que cassou Bernal

JD1TV: Grupinho se junta e espanca estudante antes da aula na Vila Sobrinho

JD1TV: "Abrigo para marginais e escorpiões", dizem moradores sobre terreno na Capital

Por assassinato a facadas no Lageado, homem é condenado a 8 anos de prisão

Guarda Civil Metropolitana irá capacitar novos agentes para utilização de arma letal

MP investiga 'profissional' por receitar óculos ilegalmente em Campo Grande

Lei garante entrada de cães de suporte emocional em ambientes coletivos na Capital
