Depois do lançamento da Resolução CGSIM nº 64 de 15/12/2020, que determina regras e necessidade de liberação de um alvará para obras no Brasil, dispensando as obras de baixo risco dessa liberação, muitas dúvidas circularam entre os profissionais da construção civil. O secretario Luís Eduardo Costa, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), esclarece que para Campo Grande essa nova resolução terá pouco impacto no que diz respeito a Licenciamento Urbanístico.
“Campo Grande já tem um Plano Diretor muito avançado nesse quesito. Mesmo sendo uma resolução federal, pouco impactaria a Capital. Não descarto a possibilidade de que algo pode mudar, mas a questão do Licenciamento Urbanístico e o Habite-se, se manterá da mesma forma”, disse o secretário Luís Eduardo ao JD1 Notícias. “Estamos na fase final de testes de um site que possibilite a impressão dessas licenças de maneira online. Até o começo do ano que vem vamos ter o primeiro software do Brasil que faz esse tipo de serviço”, continua.
De acordo com a nova resolução, as obras de baixo risco estariam dispensadas de alvará para ter a construção executada. Mas a Semadur, deixou claro que o Alvará de Construção não será dispensado nestas obras, ainda será preciso ter toda autorização necessária para que aconteça.
“Mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano. Campo Grande tem uma legislação muito avançada com e já disponibilizamos o Alvará Imediato”, conta o secretário.
Obras de baixo risco
Os parâmetros técnicos para definir o que é uma obra e edificação de baixo risco são competências de estados e municípios. Entretanto, a resolução traz valores padrões, para caso o ente federativo não estabeleça essa definição. Segundo o texto, são obras de baixo risco aquelas com até 1.750 m², com máximo de três pavimentos, seguindo os padrões globais.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Semana inicia com implantação de rede de esgoto em cinco bairros da Capital

PolÃcia Militar forma primeira turma do Curso de Policiamento TurÃstico

Padrasto é preso após filmar enteada durante banho em Campo Grande

PGE abre processo seletivo de estágio para universitários

Alta procura pela Defensoria escancara crise na saúde pública em Campo Grande

Reparos na pista de skate da Arena do Horto integram novo modelo de revitalização do parque

Com faro e lealdade, cães da GCM mostram importância nas operações de segurança

Procon orienta consumidores para evitar golpes na Semana do Consumidor

PolÃcia descobre mercado usado no esquema de 'disk-drogas' e faz prisões em Campo Grande


LuÃs Eduardo Costa, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) (Reprodução/Assessoria)



