A rua 14 de Julho recebeu, nesta segunda-feira (10), o monumento em alusão ao relógio que marcou a vida cultural e a história econômica e social de Campo Grande. Ele foi instalado justamente onde o original ficou por muitos anos, no cruzamento da rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena.
Isso foi possível porque durante as escavações das obras de requalificação da rua 14 de Julho, operários encontraram a base original do relógio, um marco do desenvolvimento da capital de Mato Grosso do Sul.
Na análise do historiador Eronildo Barbosa, o antigo relógio da rua 14 de Julho tem uma importância imensa para a história econômica e social de Campo Grande. Desde a sua instalação, no ano de 1933, se transformou em um símbolo do progresso e do processo de urbanização que Campo Grande vivenciava. “Ele foi testemunha por quase três décadas de muitos carnavais, comícios políticos, footings, shows e namoros. A vida cultural da Cidade Morena circulava em torno do relógio. Era um ponto de encontro importante e sagrado. Tanto que, em outro formato, está voltando para o lugar que não deveria ter saído”, avaliou.
Em 1970, o relógio foi demolido. Em junho do ano 2000, foi inaugurada uma cópia em alvenaria, entre a avenida Afonso Pena e a Calógeras. Setores organizados da sociedade tomaram a iniciativa de reconstruir o relógio e, visando a perpetuação do mesmo, ele foi totalmente construído em concreto armado, sendo concluído poucos dias antes da celebração dos 100 anos da cidade.
Veja o momento que a estrutura chegou ao local para ser instalada.
*Crédito do vídeo: Manchete Popular
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Vereadores aprovam destinação de R$ 8,7 milhões para entidades sociais

"Páscoa Encantada" promove doações de ovos de chocolate a paciente internados

MP aciona Justiça e pede recuperação de área ambiental em Campo Grande

Shopping Bosque dos Ipês recebe ação para declaração de Imposto de Renda

Procon Na Rua: Equipe participa de evento da Justiça Federal no Parque Ayrton Senna

Sesau adota plano para mitigar impactos da superlotação em postos da Capital

Figueiras centenárias da Capital recebem tratamento para preservação

JD1TV: "Empurrou ela para a morte", diz mãe de Vanessa ao pedir exoneração de delegada

Idoso morre após engasgar enquanto almoçava em Campo Grande
