Ocorre nesta quinta-feira (4), na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, o julgamento de Eriton Amaral de Souza, o “Tonzinho”, de 31 anos. Ele é acusado de matar Matheus Pompeu Dias, o “Opalão do PCC”, e de tentar matar o policial militar Thiago Martines Dias. O caso é analisado pelo Conselho de Sentença sob a presidência do juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida.
O crime aconteceu em 21 de março de 2024, na avenida Ana Rosa Castilho Ocampos, região norte da Capital. Segundo a denúncia, Eriton efetuou disparos contra Matheus, que estava dentro de um carro.
O policial Thiago passava pelo local, presenciou a cena e se identificou como militar. Nesse momento, também foi alvo dos disparos. O acusado fugiu, mas foi preso logo em seguida.
A investigação apontou que a motivação estaria ligada a uma rixa antiga entre Eriton e Matheus. Em 2015, quando estavam no mesmo presídio, os dois se desentenderam durante uma partida de futebol, episódio que resultou em agressões e ameaças. Já em liberdade, Eriton relatou ter sido vítima de um atentado enquanto estava com a esposa grávida. O bebê nasceu prematuro e morreu aos 1 ano e 9 meses.
Durante interrogatório, o réu afirmou que encontrou o endereço de Matheus pela internet. Disse que, ao vê-lo sozinho em um carro, disparou cerca de nove vezes contra ele. Ainda segundo os autos, Eriton confirmou que comprou o veículo e a arma de fogo utilizados no crime entre sete e oito dias antes dos fatos.
Tese da defesa - A defesa de Eriton deve alegar legítima defesa putativa em relação à acusação de tentativa de homicídio contra o policial. O argumento é de que o acusado teria confundido Thiago com um inimigo e, por isso, não teria agido com intenção deliberada de matar um agente de segurança. A estratégia também pode incluir o pedido de afastamento de qualificadoras que, se mantidas, podem agravar a pena.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Papai Noel chega à sorveteria da Capital para celebrar o Natal

VÍDEO: Morador se indigna com descarte de sofá por motorista de picape em Campo Grande

Balanço semanal: Batata-doce cai, enquanto jiló e cebola ficam mais caros na Ceasa/MS

Edital abre prazo de 5 dias para adoção de áreas públicas em Campo Grande

Mais de 70 médicos são convocados para reforçar saúde na Capital

'Atestado Responsável' muda regras nas unidades de saúde da Capital

Obras inacabadas ampliam risco e acumulam acidentes em vias de Campo Grande

Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado

Centro terá interdições neste domingo para Operação Limpa Fios


O autor do crime foi preso instantes depois (Foto: Luiz Vinicius)



