Menu
Menu
Busca sexta, 05 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Cidade

Tonzinho enfrenta júri popular por matar "Opalão do PCC" em Campo Grande

Réu é julgado não só pela execução de Matheus Pompeu Dias, mas também por atirar contra um policial; ação criminosa ocorreu em março de 2024

04 setembro 2025 - 08h54Vinícius Santos

Ocorre nesta quinta-feira (4), na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, o julgamento de Eriton Amaral de Souza, o “Tonzinho”, de 31 anos. Ele é acusado de matar Matheus Pompeu Dias, o “Opalão do PCC”, e de tentar matar o policial militar Thiago Martines Dias. O caso é analisado pelo Conselho de Sentença sob a presidência do juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida.

O crime aconteceu em 21 de março de 2024, na avenida Ana Rosa Castilho Ocampos, região norte da Capital. Segundo a denúncia, Eriton efetuou disparos contra Matheus, que estava dentro de um carro. 

O policial Thiago passava pelo local, presenciou a cena e se identificou como militar. Nesse momento, também foi alvo dos disparos. O acusado fugiu, mas foi preso logo em seguida.

A investigação apontou que a motivação estaria ligada a uma rixa antiga entre Eriton e Matheus. Em 2015, quando estavam no mesmo presídio, os dois se desentenderam durante uma partida de futebol, episódio que resultou em agressões e ameaças. Já em liberdade, Eriton relatou ter sido vítima de um atentado enquanto estava com a esposa grávida. O bebê nasceu prematuro e morreu aos 1 ano e 9 meses.

Durante interrogatório, o réu afirmou que encontrou o endereço de Matheus pela internet. Disse que, ao vê-lo sozinho em um carro, disparou cerca de nove vezes contra ele. Ainda segundo os autos, Eriton confirmou que comprou o veículo e a arma de fogo utilizados no crime entre sete e oito dias antes dos fatos.

Tese da defesa - A defesa de Eriton deve alegar legítima defesa putativa em relação à acusação de tentativa de homicídio contra o policial. O argumento é de que o acusado teria confundido Thiago com um inimigo e, por isso, não teria agido com intenção deliberada de matar um agente de segurança. A estratégia também pode incluir o pedido de afastamento de qualificadoras que, se mantidas, podem agravar a pena.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imagem ilustrativa
Cidade
Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital
Congresso exige exame toxicológico para novos motoristas de categorias A e B
Cidade
Congresso exige exame toxicológico para novos motoristas de categorias A e B
Professor Washington tenta digerir toda a situação vivida
Cidade
'Vi minha mãe sendo derrubada e não pude fazer nada', diz professor agredido por guardas
Experiência com comida não foi do agrado da consumidora
Cidade
'Quase vomitei': Mulher relata experiência ruim com comida azeda em restaurante da Capital
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Justiça
"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação
O Procon reforça que a relação contratual entre escola e responsáveis deve ser clara e transparente
Cidade
Procon encontra variação de mais de 270% nas mensalidades escolares da Capital
Projeto 'Nossa Energia' inicia agenda especial de Natal nos bairros da Capital
Cidade
Projeto 'Nossa Energia' inicia agenda especial de Natal nos bairros da Capital
Operação Pantanal têm sido eficiente
Cidade
Operação Pantanal reduz focos e áreas afetadas por incêndios em MS
Essa é a irmã identica de Doisona, a diferença é que ela esta com a barriga raspada
Cidade
Gata desaparece no Nova Lima e tutor oferece R$ 500 pra quem encontrar
pós a efetivação, a confirmação da vaga pode ser acompanhada no portal da matrícula.
Cidade
Divulgada 1ª lista de designados para EMEIs em 2026; Confira

Mais Lidas

Arquivo Pessoal
Geral
Adolescente desaparecida é encontrada em Campo Grande
Eles afirmam que a ausência do convite impactou emocionalmente o menino
Cidade
Criança autista de 6 anos não foi convidada para formatura em EMEI nas Moreninhas
Câmera flagrou um dos assaltos -
Polícia
VÍDEO: ROMU apreende adolescente após assaltos violentos em Campo Grande
Picape capotou após colisão
Trânsito
Motorista de picape morre em acidente entre Amambai e Ponta Porã