Menu
Menu
Busca segunda, 08 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Cidade

Usina de hidrogênio inaugurada na UFMS vai "desbravar fronteiras", diz Riedel

O governador destacou a criação de tecnologia e, ao mesmo tempo, a formação de profissionais capacitados

25 abril 2025 - 11h53Vinícius Santos     atualizado em 25/04/2025 às 13h28

Na manhã desta sexta-feira (25), foi inaugurada, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, a primeira usina de hidrogênio verde do Centro-Oeste brasileiro. O evento contou com a presença do governador Eduardo Corrêa Riedel (PSDB), que destacou o impacto da iniciativa para o estado e o país.

O projeto, que faz parte de uma parceria entre a UFMS, a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) e a Green World Energy Hydrogen (GWE), visa à produção de energia limpa e renovável. Estima-se que a usina atraia investimentos de dois bilhões de reais até 2030.

A usina será responsável pela produção de hidrogênio verde, utilizando energia elétrica gerada a partir de fontes solares e água, com capacidade de produção de uma tonelada de hidrogênio por mês. A iniciativa visa não apenas a produção de energia, mas também a formação de profissionais qualificados. Estima-se que, anualmente, cerca de 500 pessoas, entre professores, engenheiros e outros técnicos, serão capacitados na área.

Em coletiva à imprensa, o governador Riedel afirmou, "Quando a gente tem uma usina de hidrogênio verde aqui dentro da universidade, além de produzir hidrogênio, vai ter a capacidade de formar pessoas, tecnologia nova, desbravar fronteiras de rotas específicas para a produção de hidrogênio verde". 

Ele também destacou que a usina faz parte de um projeto maior, que envolve a criação de uma base tecnológica em MS: "E a partir disso a gente vai ter certamente projetos específicos em escala industrial, porque essa base tecnológica vai estar formada em termos de pessoas preparadas, tecnologia, ambiente de inovação formado e o Estado (governo) apoiando esse tipo de iniciativa que está no nosso direcionamento estratégico."

Sobre a sustentabilidade do estado, o governador declarou, "Nós temos 94% da nossa matriz de energia, matriz limpa, 6% combustível fóssil. Então isso é um diferencial muito grande, exportamos muita energia". Riedel também mencionou a expansão da iniciativa, afirmando que em breve haverá uma segunda usina: "A primeira usina do Centro-Oeste, a primeira... Vamos ter uma segunda em breve, ainda esse ano, da iniciativa privada do sistema SENAI."

A reitora da UFMS, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, agradeceu o apoio do governo estadual e ressaltou a importância da parceria para o sucesso do projeto, "Quero agradecer toda a parceria de todo o governo do Estado. A nossa maior força são os pesquisadores, pesquisadoras e os nossos alunos, e os nossos técnicos. Muitas vezes nos faltam recursos, muitas vezes nos faltam meios, mas o que não falta para nós é a capacidade técnica com todos os doutores, com estudantes muito engajados, estão todos aqui em vários projetos, os nossos técnicos". 

Ela também enfatizou o papel da universidade no desenvolvimento do estado, “A universidade realmente é serviço do cidadão, é serviço do desenvolvimento, tanto na produção de ciências e tecnologia aplicada, com responsabilidade social e ambiental, e principalmente atuando na melhoria da formação dos profissionais que vão atuar no estado, então, é educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento. Que é produtivo, econômico, social, ambiental, desenvolvimento responsável, a gente é alinhado, acho que isso é importante, pensar nas universidades.”

O Professor Marcelo Fiche, coordenador do projeto na Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), destacou as parcerias que possibilitaram a instalação da usina e a importância da transformação energética. "As pessoas têm que entender que o hidrogênio e todos os seus derivados que vêm a partir dele, ele não é uma moda. Ele é uma necessidade, porque ele é mais uma alternativa, ele não veio para substituir a biomassa, no caso o biometano, ele não veio para substituir a eletrificação, vamos transitar com todas essas tecnologias", disse.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

 

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Atestado Responsável' muda regras nas unidades de saúde da Capital
Cidade
'Atestado Responsável' muda regras nas unidades de saúde da Capital
Obras inacabadas ampliam risco e acumulam acidentes em vias de Campo Grande
Cidade
Obras inacabadas ampliam risco e acumulam acidentes em vias de Campo Grande
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
O tráfego será monitorado por agentes de trânsito posicionados em oito pontos estratégicos.
Cidade
Centro terá interdições neste domingo para Operação Limpa Fios
MS-040 vai passar por nova pavimentação
Cidade
Nova pavimentação da MS-040 promete impulsionar economia entre Santa Rita e Brasilândia
Crise ameaça continuidade do transporte coletivo em Campo Grande
Cidade
Crise ameaça continuidade do transporte coletivo em Campo Grande
Prédio do TRE no Parque dos Poderes
Cidade
TRE leva serviço itinerante ao Noroeste neste sábado
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Caminhão quase ficou sem uma das rodas
Cidade
Não é só na Capital: Asfalto cede e cratera 'engole' caminhão em Água Clara
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Mais Lidas

Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Casas populares
Cidade
Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica