Menu
Menu
Busca segunda, 07 de julho de 2025
Cidade

Usina de hidrogênio inaugurada na UFMS vai "desbravar fronteiras", diz Riedel

O governador destacou a criação de tecnologia e, ao mesmo tempo, a formação de profissionais capacitados

25 abril 2025 - 11h53Vinícius Santos     atualizado em 25/04/2025 às 13h28

Na manhã desta sexta-feira (25), foi inaugurada, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, a primeira usina de hidrogênio verde do Centro-Oeste brasileiro. O evento contou com a presença do governador Eduardo Corrêa Riedel (PSDB), que destacou o impacto da iniciativa para o estado e o país.

O projeto, que faz parte de uma parceria entre a UFMS, a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP) e a Green World Energy Hydrogen (GWE), visa à produção de energia limpa e renovável. Estima-se que a usina atraia investimentos de dois bilhões de reais até 2030.

A usina será responsável pela produção de hidrogênio verde, utilizando energia elétrica gerada a partir de fontes solares e água, com capacidade de produção de uma tonelada de hidrogênio por mês. A iniciativa visa não apenas a produção de energia, mas também a formação de profissionais qualificados. Estima-se que, anualmente, cerca de 500 pessoas, entre professores, engenheiros e outros técnicos, serão capacitados na área.

Em coletiva à imprensa, o governador Riedel afirmou, "Quando a gente tem uma usina de hidrogênio verde aqui dentro da universidade, além de produzir hidrogênio, vai ter a capacidade de formar pessoas, tecnologia nova, desbravar fronteiras de rotas específicas para a produção de hidrogênio verde". 

Ele também destacou que a usina faz parte de um projeto maior, que envolve a criação de uma base tecnológica em MS: "E a partir disso a gente vai ter certamente projetos específicos em escala industrial, porque essa base tecnológica vai estar formada em termos de pessoas preparadas, tecnologia, ambiente de inovação formado e o Estado (governo) apoiando esse tipo de iniciativa que está no nosso direcionamento estratégico."

Sobre a sustentabilidade do estado, o governador declarou, "Nós temos 94% da nossa matriz de energia, matriz limpa, 6% combustível fóssil. Então isso é um diferencial muito grande, exportamos muita energia". Riedel também mencionou a expansão da iniciativa, afirmando que em breve haverá uma segunda usina: "A primeira usina do Centro-Oeste, a primeira... Vamos ter uma segunda em breve, ainda esse ano, da iniciativa privada do sistema SENAI."

A reitora da UFMS, Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo, agradeceu o apoio do governo estadual e ressaltou a importância da parceria para o sucesso do projeto, "Quero agradecer toda a parceria de todo o governo do Estado. A nossa maior força são os pesquisadores, pesquisadoras e os nossos alunos, e os nossos técnicos. Muitas vezes nos faltam recursos, muitas vezes nos faltam meios, mas o que não falta para nós é a capacidade técnica com todos os doutores, com estudantes muito engajados, estão todos aqui em vários projetos, os nossos técnicos". 

Ela também enfatizou o papel da universidade no desenvolvimento do estado, “A universidade realmente é serviço do cidadão, é serviço do desenvolvimento, tanto na produção de ciências e tecnologia aplicada, com responsabilidade social e ambiental, e principalmente atuando na melhoria da formação dos profissionais que vão atuar no estado, então, é educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento. Que é produtivo, econômico, social, ambiental, desenvolvimento responsável, a gente é alinhado, acho que isso é importante, pensar nas universidades.”

O Professor Marcelo Fiche, coordenador do projeto na Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), destacou as parcerias que possibilitaram a instalação da usina e a importância da transformação energética. "As pessoas têm que entender que o hidrogênio e todos os seus derivados que vêm a partir dele, ele não é uma moda. Ele é uma necessidade, porque ele é mais uma alternativa, ele não veio para substituir a biomassa, no caso o biometano, ele não veio para substituir a eletrificação, vamos transitar com todas essas tecnologias", disse.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação
Cidade
Prefeitura divulga resultado preliminar de processo seletivo em 14 funções
José Ricardo foi morto pelo enteado após uma discussão
Cidade
Justiça mantém prisão de acusado de matar padrasto a tiros em Campo Grande
Homicídio ocorrido dentro de veículo na Capital -
Justiça
Investigação sobre execução de presidiário em Campo Grande é arquivada
Foto: FCMS
Cidade
Férias na Biblioteca tem programação gratuita para crianças a partir de 5 anos
Pantanal teve redução nos incêndios
Cidade
Pantanal tem queda de 98% nos focos de incêndio no primeiro semestre
Droga apreendida -
Polícia
PM enfrenta e abate pit bull agressivo durante prisão de traficante no Nova Lima
Obras no anel viário de Campo Grande seguem neste fim de semana
Cidade
Obras no anel viário de Campo Grande seguem neste fim de semana
Capital abre inscrições para Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 126 anos da cidade
Cidade
Capital abre inscrições para Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 126 anos da cidade
Foto: Divulgação/PMA-MS
Cidade
Após dias de busca, PMA localiza e resgata capivara ferida no Lago do Amor
Foto: Unsplash
Cidade
Lei cria a 'Casa do Autista em Campo Grande'

Mais Lidas

Alfredo Henrique foi preso em flagrante
Interior
JD1TV: 'Perdoei meu irmão, porque minha mãe perdoaria', desabafa jovem após morte de Michely
Jogadores do Palmeiras lamentam o segundo gol do Chelsea após falha de Weverton
Esportes
Veja memes da derrota do Palmeiras para o Chelsea no Mundial de Clubes
Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
Polícia
Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
Pistola Glock de calibre 9 milimetros | Imagem ilustrativa
Polícia
Para evitar furtos, homem dispara para espantar ladrões e acaba preso no Tijuca