Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Clima

Umidade do ar é de 50%; bombeiros alertam: queimada é crime

A previsão é do Instituto de Meteorologia (Inmet) para Campo Grande nesta quinta-feira (11)

11 julho 2019 - 07h35Priscilla Porangaba, com informações do Inmet    atualizado em 11/07/2019 às 07h41

A quinta-feira (10) começa com céu claro a parcialmente nublado e baixa umidade do ar à tarde na capital sul-mato-grossense, o que gera um alerta do  Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) para o número de queimadas na capital.

O CBM-MS alerta para o número de queimadas neste período de seca onda umidade do ar é mais baixa: provocar incêndio em mata ou floresta pode dar prisão de dois a quatro anos, além de multa, diz a legislação.

Segundo informações do Instituto de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar máxima é de 50%, e exige cuidados com a saúde. Os termômetros registrem temperatura máxima de 29°C e a mínima deve ficar em 17°C. 

Confira algumas dicas para umidificar o ar em casa

As dicas servem para aliviar os problemas respiratórios causados pela queda da umidade do ar:

1. Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.

2. Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.

3. Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.

4. Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.

5. Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da boa e velha manteiga de cacau: é barata e infalível.

6. Evite fazer exercícios físicos entre as 10h e as 16h.

7. Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa.

Queimada é crime

O uso de fogo é crime previsto em lei e prevê sanções penais e administrativas para quem comete condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Segundo a Corporação, a causa mais frequente dos focos de incêndio em áreas urbanas é a ação humana. Ou seja, as pessoas ainda têm o costume de utilizar o fogo para promover a limpeza de terrenos e pastagens, para promover a queima da alta vegetação ou de amontoados de lixos.

Apesar de costumeira, a ação é ilegal. Por isso, o Corpo de Bombeiros promove um intenso trabalho de fiscalização para coibir as queimadas urbanas nas cidades e pede: em casos onde haja o surgimento do foco de incêndio, o cidadão deve acionar o combate especializado pelo telefone 193.

As denúncias de queimada urbana podem ser feitas diretamente na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat), localizada na Rua Sete de Setembro, 2.421, na Capital, ou pelo telefone (67) 3325-2567.

No local, existe um plantão 24 horas para atender o cidadão.

Já para casos de ocorrência de fogo em terrenos sem autorização ambiental e com autor conhecido podem ser denunciado ao Batalhão de Polícia Militar Ambiental (PMA), que está localizado na Avenida Mato Grosso, Jardim Veraneio, em Campo Grande, ou pelo telefone (67) 3357-1501.

 

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo amanheceu com alguns nuvens, mas calor predomina
Clima
Calor deve predominar nesta terça, mas chuvas de verão aparecem em MS
Sol brilhando e céu azul
Clima
Última semana do verão começa com possível retorno das chuvas em MS
Tempo deve ficar estável nese domingo em Campo Grande
Clima
Com tempo estável, domingo terá sol forte e calor em Mato Grosso do Sul
Sol brilhou logo pela manhã em Campo Grande
Clima
Sábado será de sol com variação de nuvens e possibilidade de chuva isolada em MS
Tempo amanheceu ameno e nublado em Campo Grande
Clima
Chuvas podem dar trégua a partir desta sexta em Mato Grosso do Sul
Tempo nublado e chuvoso em Campo Grande
Clima
Instabilidade e chuvas seguem presentes em MS nesta quinta-feira
Feira de adoção terá filhotes de gatos resgatados neste sábado na Capital
Cidade
Feira de adoção terá filhotes de gatos resgatados neste sábado na Capital
Céu nublado indica chuva
Clima
Meteorologia não descarta chuvas ao longo desta quarta-feira em MS
Inmet mantém alerta de perigo para temporais em todo o país
Clima
Inmet mantém alerta de perigo para temporais em todo o país
Tempo segue nublado em Campo Grande
Clima
Clima deve ficar instável nesta terça em MS e chuvas não devem dar tréguas

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS