Leitores encaminharam ao JD1, na manhã desta quarta-feira (14), um vídeo que mostra o que seria a formação de um mini tornado no bairro Los Angeles, em Campo Grande. As imagens circularam nas redes sociais e chamaram a atenção pela coluna de vento visível entre nuvens carregadas.
Diante da repercussão, a reportagem procurou um meteorologista para entender o fenômeno. Segundo a explicação técnica, a formação de tornados ocorre, em geral, a partir do encontro de massas de ar quente e frio, que gera instabilidade intensa na atmosfera. Esse tipo de condição pode provocar redemoinhos de vento, especialmente durante tempestades mais fortes.
Os tornados dificilmente atingem a região do Pantanal, por conta das características ambientais. Já outras regiões de menor vegetação nativa e pela ampla área de produção agrícola, apresentam condições mais favoráveis para esse tipo de ocorrência, ainda que sejam eventos raros.
Apesar das imagens, a ocorrência do tornado não foi oficialmente confirmada, já que não foi possível identificar a autoria do vídeo nem validar o registro junto aos órgãos meteorológicos até o momento.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mesmo com La Niña, 2025 entra para ranking dos anos mais quentes

Chuvas atingem municípios de MS e elevam acumulados nas últimas 24 horas

Tempestade e ventania não estão descartadas para essa quarta-feira em MS

Instabilidade permanece e meteorologia não descarta chuva em MS nesta terça

Chuvas seguem presentes e mantém instabilidade em MS nesta segunda-feira

Vídeo: Chuva na Capital marca passagem de ciclone extratropical em Mato Grosso do Sul

Chuva e calor predominam neste domingo

Previsão aponta instabilidade e chuva para este sábado

Previsão de ciclone extratropical coloca MS em alerta para chuvas e ventos fortes


Foto: Reprodução 


