Menu
Menu
Busca sábado, 07 de junho de 2025
Cultura

Frevo pernambucano é declarado Patrimônio da Humanidade

06 dezembro 2012 - 10h47Getty Images

A 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (05), a inscrição do Frevo – Expressão Artística do Carnaval do Recife, em Pernambuco, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O Frevo foi inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Registro das Formas de Expressão em fevereiro de 2007. Esse é o primeiro passo para todo o trâmite que se encerrou com a aprovação do Frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade ontem.

Trata-se de um gênero musical urbano que surgiu no final do século XIX, no carnaval, em um momento de transição e efervescência social como uma forma de expressão popular nessas cidades.

O Frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. É uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira. Possui a capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural.

As bandas militares e suas rivalidades, os escravos recém-libertos, os capoeiras, a nova classe operária e os novos espaços urbanos foram elementos definidores da configuração do frevo. Do repertório eclético das bandas de música, composto por variados estilos musicais, resultaram suas três modalidades, ainda vigentes: frevo de rua, frevo de bloco e frevo-canção.

Desde suas origens, o frevo expressa protesto político e crítica social em forma de música, dança e poesia, constituindo-se em símbolo de resistência da cultura pernambucana e expressão significativa da diversidade cultural brasileira.

O Frevo se concentra nos bairros centrais do Recife, no Sítio Histórico de Olinda e bairros olindenses de Águas Compridas, Bairro Novo, Caixa D’água, Jardim Atlântico e Peixinhos. O frevo ocorre, também, em outras cidades brasileiras: Brasília (DF), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA).

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e a presidenta do Iphan, Jurema Machado, integram a delegação brasileira que participa da reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, que acontece na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em Paris.

Marta comemorou o resultado: “É extremamente importante a escolha do frevo. Ele é uma força viva. Para nós, o frevo junta dança, música, artesanato. É um enorme orgulho, ter todas estas capacidades reconhecidas.”. A ministra ressaltou, também, que “ter essa possibilidade de reconhecimento em nível internacional, ajuda manter e preservar nossa riqueza.”

Entre os países membros do Comitê, além do Brasil, estão Albânia, Azerbaijão, Bélgica, Burkina Faso, China, República Checa, Egito, Espanha, Grécia, Granada, Indonésia, Japão, Quirguistão, Letônia, Madagascar, Marrocos, Namíbia, Nicarágua, Nigéria, Peru, Tunísia, Uganda e Uruguai.

Na pauta do evento está a análise dos relatórios dos países signatários da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, a avaliação dos bens inscritos, em 2012, na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial em Necessidade de Salvaguarda Urgente, e a seleção das Melhores Práticas de Salvaguarda desenvolvidas até novembro deste ano.

América Latina
A América Latina concorre com seis candidaturas à inclusão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial, definida pela (Unesco). No total, serão escolhidas 36 candidaturas. O comitê de julgamento termina a avaliação na próxima sexta-feira (07).

A Bolívia também é um dos países concorrentes, com o Festival de San Ignacio de Moxos. A Venezuela participa com a Dança dos Diabos de Corpus Christi; o Equador com o toquilla, o chapéu de palha tradicional; Cuba com o repente, a poesia e a música improvisadas; e a Colômbia com o Festival de San Francisco. Há ainda candidaturas do Japão, da Índia, do Irã e de vários países.

A relação do Patrimônio Cultural Imaterial se refere às tradições, práticas, aos rituais, conhecimentos e às obras que integram a identidade e coesão social dos povos e comunidades, transmitidos por várias gerações. A lista é elaborada anualmente. O objetivo é proteger esse patrimônio, mantendo-o vivo e seguro, por intermédio da educação entre as comunidades.

Via Portal Brasil

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Guns N' Roses anuncia turnê no Brasil com shows na região Centro-Oeste
Cultura
Guns N' Roses anuncia turnê no Brasil com shows na região Centro-Oeste
Festa do Divino chega à 25ª edição com programação especial neste domingo na Capital
Cultura
Festa do Divino chega à 25ª edição com programação especial neste domingo na Capital
Foto: PMCG
Cultura
Música, aulão e feira animam Festival Cultura Vai à Praça nesta sexta-feira
Liberado! Começam as vendas para show de Henrique & Juliano na festa julina da UCDB
Cultura
Liberado! Começam as vendas para show de Henrique & Juliano na festa julina da UCDB
Campo Grande sedia 10ª edição do "Fronteiras: Arte, Psicodrama e Filosofia"
Cultura
Campo Grande sedia 10ª edição do "Fronteiras: Arte, Psicodrama e Filosofia"
Foto: Divulgação
Cultura
Casais ganham desconto em ingresso para show do Natiruts na Capital
Academia Sul-Mato-Grossense de Letras
Cultura
ASL abre inscrições para o Concurso de Poesias "Oliva Enciso", com prêmios de R$ 3 mil
Aulas acontecerão das 9h às 14h
Cultura
Oficina gratuita "Corpo Depoimento" será realizada em junho em Campo Grande
Agenda de festas juninas em Campo Grande
Cultura
Pula fogueira, iá-iá! Confira o arraial de festas juninas na Capital pra arrastar a chinela
Dupla volta para Campo Grande
Cultura
JD1TV: Henrique e Juliano é atração confirmada na Festa Julina da UCDB

Mais Lidas

Rhennan Matheus, de 19 anos, era estudante de Enfermagem
Justiça
Caso Rhennan: acusado de emprestar arma para assassinato vai a júri nesta quinta
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Polícia
Preso que fugiu pela porta da frente de presídio em Campo Grande é pego pelo Garras
Caso aconteceu em Ivinhema
Polícia
Preso por estupro, homem tira a própria vida em cela da cadeia em MS
Motociclista não resistiu aos ferimentos
Polícia
JD1TV AGORA: Motociclista morre em acidente em avenida do Nova Campo Grande