Menu
Busca terça, 21 de março de 2023
(67) 99647-9098
Águas - Março23
Cultura

Mostra de Cinema Marginal acontece na próxima semana no MIS

08 dezembro 2016 - 18h54Da redação com assessoria

 

 

O Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe a partir da próxima segunda-feira (12) a Mostra de Cinema Marginal. Os filmes serão exibidos de segunda a quinta-feira, a partir das 19 horas, com entrada franca.

Cinema de resistência e deboche, o chamado Cinema Marginal surgiu na ressaca do Cinema Novo, como resposta possível ao cerco da Ditadura Militar e seu AI-5. Englobando variadas poéticas e propostas, seus filmes têm em comum a precariedade e a falta de meios transformadas em linguagem de urgência e transgressão artística.

Muitos de seus frutos nem chegaram a ser lançados à época ou foram sequestrados pela censura. Como numa sala de espelhos embaçados e quebrados, assisti-los hoje traz a imagem esfacelada de um Brasil que insiste em se repetir como triste farsa carnavalesca.

Confira abaixo a programação:

Segunda-feira:

A Margem (1967), de Ozualdo Candeias
Poucos diretores tiveram estreia tão ambiciosa cinematograficamente quanto Candeias em A Margem. Imagine-se: um jovem diretor aventura-se pela primeira vez num longa-metragem e seu primeiro filme tem os primeiros cinquenta minutos realizados em câmera subjetiva, ou seja, cada imagem que vemos é o olhar de um personagem diferente. Um filme sobre olhar: A Margem segue a vida de quatro personagens à beira de um rio lodoso, numa localidade miserável, que evoluem entre a vida da favela, com sua luta pela sobrevivência, e a existência no submundo paulistano.

Terça-feira:

Hitler 3º Mundo (1968), de José Agrippino de Paula
Difícil tarefa é enquadrar José Agrippino de Paula no panorama cultural brasileiro. Escreveu livros absolutamente solitários dentro da nossa literatura, propôs uma nova dramaturgia e fez um dos filmes mais inquietantes do nosso cinema: Hitler 3º Mundo.
Ensaio-delírio-pesadelo-desfuturível-distópico-contínuo-hoje, feito em caráter de urgência, no auge da repressão militar, o filme foi rodado na clandestinidade, nunca tendo sido lançado comercialmente, suas absurdas imagens e personagens, vistas hoje, são de uma atualidade aterrorizante.

Quarta-feira:

Os Monstros de Babaloo (1970), de Elyseu Visconti
Uma das obras mais debochadamente grotescas de toda a cinematografia mundial, um filme pantagruélico, que antevê John Waters, o rei do trash, diretor do infame Pink Flamingos.
Metáfora de dentes podres expostos da nossa ávida, inculta e cruel burguesia e sua tradicional família brasileira, foi proibido pela ditadura militar e certamente deixaria os atuais homens de bem e bens espumando feito cachorros loucos frente a um espelho tão fidedigno de sua feiura moral.

Quinta-feira:

Câncer (1968/1972), de Glauber Rocha
Filmado em 1968 e finalizado somente em 1972, no conjunto dos filmes experimentais e do cinema novo, Câncer é um corpo estranho. Não se harmoniza, mas também não diverge radicalmente de ambos, tal como um satélite a colher e remeter imagens, espécie de entre-safra glauberiana que gerará, pós-1975 (Claro), a “montagem nuclear” de Di (1977) e A Idade da Terra (1980). Câncer marca um dos primeiros movimentos em direção a uma nova concepção de montagem, incorporando o documentário à ficção e englobando o marginalismo como interrogação íntima do discurso cinemanovista.

Estação Criança

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Cidade da Páscoa: Prefeitura promove "Páscoa da Família" nos Altos da Afonso Pena
Cultura
Cerca de 82% da população voltou a frequentar os cinemas em 2022
Cultura
JD1TV: Gabriel Sater em fala exclusiva ao JD1
Cultura
Novo espaço do Bioparque permite que deficientes visuais toquem em plantas e animais
Cultura
Casa do Artesão reabre ao público neste domingo com shows e homenagens
Cultura
Comemorando seus 28 anos, O Bando do Velho Jack se apresenta neste sábado na Capital
Cidade
Bocas de lobo entupidas, saiba como proceder
Cidade
Suspeita de cegar tatuador fugiu do estado, aponta investigação
Cultura
Mato Grosso do Sul homenageia 'Semana de Arte Moderna'
Cultura
Mais dois shows confirmados: Almir Sater e Jads & Jadson estarão na Expogrande

Mais Lidas

Polícia
Motorista de aplicativo é assediado por passageira "carente" na Capital
Geral
Servidores reclamam de marmitas com inseto e "azedas" no Hospital Regional
Polícia
AGORA: Acusado de assassinar a ex-mulher em Ribas do Rio Pardo é preso
Interior
Antes de ser morta pelo ex, Daniele publicou fotos curtindo show em Ribas