O museu de maior acervo de arte popular do país, Casa do Pontal, aguarda decisão da prefeitura do Rio de Janeiro para retomar a construção de sua nova sede.
A construção em um terreno cedido na Barra da Tijuca está com a obra parada há cerca de 20 meses. As obras expostas pertencem a 300 artistas brasileiros e foram produzidas a partir do século XX. O acervo conta com quase 10 mil obras. A nova sede tem 70% das obras prontas.
“A gente está batalhando para retomar a obra”, disse o diretor executivo do museu, Lucas Van de Beuque.
O Museu Casa do Pontal foi inaugurado em 1976, e está instalado em um sítio de 5 mil metros quadrados, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da capital fluminense.
No local, está o resultado de 40 anos de pesquisas e viagens por todo país do ‘designer’ francês Jacques Van de Beuque.
O local onde está o museu sofreu seis inundações nos últimos oito anos, em decorrência da construção de um empreendimento imobiliário no seu entorno, autorizado pela prefeitura.
A pior inundação foi registrada no último dia 8, em decorrência do forte temporal que caiu sobre a cidade. A urbanização do condomínio deixou o empreendimento mais elevado que o nível do museu.
Lucas Van de Beuque disse que a prefeitura reconheceu sua responsabilidade nesse processo e já está com orçamento para terminar a nova sede do museu. “Já tem um orçamento que está na Riourbe e agora, na verdade, é uma decisão política de liberar o recurso para fazer a licitação”, expôs o diretor executivo do equipamento cultural.
Em nota divulgada neste sábado (20), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação informou que agendará uma reunião com representantes da RioUrbe, da Secretaria Municipal de Urbanismo e do museu para avaliar as demandas necessárias e buscar uma solução para o problema do equipamento.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Seis sul-mato-grossenses são premiados no Festival Internacional de Dança de MS

MS adere ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc e mantém 100% de participação

3ª Roda Nacional de Violeiros celebra Dia da Música Caipira com shows e gastronomia na Capital

My Chemical Romance confirma retorno ao Brasil em fevereiro de 2026

ONG promove arraial para beneficiar crianças carentes de Campo Grande

Festival de Dança tem apresentações neste domingo em Campo Grande

"Não é só festa, é renovação de promessas", diz antropólogo sobre Banho de São João

Assembleia Legislativa realiza 3º 'Arraiá' com ações solidárias

Em MS, 41 mil famílias garantiram nova parabólica digital
