Menu
Menu
Busca domingo, 15 de fevereiro de 2026
Gov Carnaval 2026
Cultura

Paulínia retoma festival em noite com ídolos do cinema internacional

23 julho 2014 - 11h53Via G1
O hiato de dois anos do festival de cinema de Paulínia (SP) chegou ao fim na noite dessa terça-feira (22) com atores nacionais e internacionais no tapete vermelho, e duas opiniões unânimes entre as personalidades: a volta da programação faz bem ao cinema brasileiro, mas a retomada não pode parar por aí. Atores, cineastas e críticos torcem - e pedem - para que as atividades no polo cinematográfico da cidade ganhem a mesma atenção. A estrutura de R$ 490 milhões foi praticamente deixada de lado, mas deve voltar a abrigar novas produções com o edital de fomento a produções cinematográficas lançado este ano.

A abertura da 6ª edição do evento, pela primeira vez com uma mostra internacional, lotou o teatro e teve a presença Danny Glover ("Máquina Mortífera"), Michael Madsen ("Kill Bill"),  Jacqueline Bisset ("A Noite Americana"), e atores da "casa", como Bruna Lombardi, que já atuou em  "Onde está a Felicidade?", filme premiado pelo público de Paulínia na mostra realizada em 2011. Pelo tapete vermelho passaram ainda Martinho da Vila, Cao Hamburger, Paulo Betti, José de Abreu, Bruno Barreto, entre outros atores e cineastas.

A chegada dos artistas teve início por volta das 19h e, ao contrário do que ocorria em edições anteriores, quando o público lotava a área externa do teatro para ver de perto os ídolos, este ano, a presença de fãs foi mais tímida. Nem a confirmação prévia da presença de atores e diretores internacionais atraiu os curiosos que não somavam mais que 20 durante a noite.

Com Vera Holtz e Marcos Caruso como mestres de cerimônia, a solenidade de abertura do festival começou por volta das 21h, com o teatro lotado de convidados que assistiram às homenagens que antecederam a exibição do longa "Não Pare na Pista: a Melhor História de Paulo Coelho". O aniversariante Danny Glover e o produtor Frederico Lapenda receberam a Medalha Regina Moura, dedicada a artistas da área de cinema e entretenimento com engajamento em ações sociais.

'Hollywood brasileira'?
A cidade do interior de São Paulo já chegou a ser chamada de a "Hollywood brasileira", e entre os atores e cineastas há a torcida para a cidade não encerrar novamente o projeto. "A sensação de voltar para o festival é de esperança. E agora a expectativa é que o polo cinematográfico também seja retomado", afirmou o ator Paulo Betti. O colunista Artur Xexéo também lembrou o período em que o cinema ficou apagado na cidade. "Paulínia é um festival que chegou com força e foi abruptamente interrompido. Tomara que volte a ter a força que tinha há três anos", falou.

O "coro" foi reforçado por Danny Glover. "Temos que ser advogados desse festival. Advogados da arte de contar histórias. Precisamos de artistas para no salvar das máquinas", afirmou. Aniversariante nesta terça-feira, o ator americano foi homenageado na cerimônia de abertura do festival, que foi conduzida por Vera Holtz e Marcos Caruso.

Ao chegar para a abertura do festival, a atriz britânica Jacqueline Bisset mostrou-se surpresa com o teatro de Paulínia, que chamou de "amazing". Ela participa do filme "Bem vindo a Nova York", de Abel Ferrara, que será exibido na mostra internacional, no domingo. No elenco está ainda Gérard Depardieu.

Segundo o diretor do festival, Ivan Melo, são esperados por dia 120 atores, diretores, e outros profissionais que trabalham nos filmes. Na organização do evento, são 300 pessoas diretamente envolvidas. A programação do festival segue de quarta-feira (23) a domingo (27), sempre com entrada gratuita no Theatro Municipal Paulo Gracindo, que tem capacidade para 1,3 mil espectadores.

Mostra competitiva
O festival foi retomado com o filme "Não Pare Na Pista: A Melhor História de Paulo Coelho", que não integra a mostra competitiva. A partir desta quarta-feira, longas e curtas-metragens serão exibidos. O curador Rubens Ewald Filho já arrisca um vencedor na mostra nacional: Infância, com direção de Domingos Oliveira, e Raul Guaraná, Fernanda Montenegro, Paulo Betti, Ricardo Kosovski, Priscilla Rozenbaum no elenco.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Três dias de folia
Cultura
Rochedo promete três dias de muita folia durante Carnaval
Cordão Valú, festa com funk e vários bloquinhos dominam a agenda cultural em MS
Cultura
Cordão Valú, festa com funk e vários bloquinhos dominam a agenda cultural em MS
Carnaval Norte Sul Plaza
Cultura
Carnaval no Shopping Norte Sul terá quatro dias de atividades gratuitas
Carnaval na Esplanada
Transparência
Prefeitura libera R$ 170 mil para bancar o Carnaval de rua em Campo Grande
Cantor volta para a cidade morena em maio
Cultura
Maurício Manieri apresenta "Classics Super Hits" em Campo Grande no dia 23 de maio
Curso de Viola do Sesc
Cultura
Curso gratuito de viola caipira está com vagas abertas no Sesc Corumbá
Prospera MS, feiras e bloquinhos animam o domingão em Campo Grande
Cultura
Prospera MS, feiras e bloquinhos animam o domingão em Campo Grande
Imagens da Trilogia Korvak e do projeto do espetáculo de dança
Cultura
Projetos culturais estão abertos a apoio para viabilizar livros em escolas e espetáculos
Festival Cachoeirão 40 Graus
Cultura
Primeiro dia de 'Festival Cachoeirão 40 Graus' é cancelado devido a vendaval em Terenos
Maior bloco LGBTQIA+ de MS espera reunir 40 mil pessoas em Campo Grande
Cultura
Maior bloco LGBTQIA+ de MS espera reunir 40 mil pessoas em Campo Grande

Mais Lidas

Paulo Bial Torres, o
Justiça
'Paulinho Metralha' enfrenta júri popular hoje por assassinato a tiros em Campo Grande
SAMU atendeu a vítima
Polícia
Homem é esfaqueado, mas se nega a passar detalhes para a polícia no Caiobá
General Mario Fernandes
Justiça
Exército diz ao STF que general pode receber visita íntima na prisão
Autoridades se encontram pelo local
Polícia
AGORA: Morador de rua é esfaqueado e morre em frente a hospital no centro da Capital