Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
Aguas - super banner
Cultura

Usuários do transporte coletivo passam a ter acesso aos livros nos terminais

08 junho 2014 - 06h11Via CG Notícias
Foi inaugurada na última quinta-feira (05) a primeira biblioteca pública no Terminal Júlio de Castilho, na capital. A iniciativa faz parte do projeto “Vamos fazer Campo Grande uma cidade de leitores”, da Sociedade Comunitária Gibiteca, com o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito-Agetran. A ideia é estimular o hábito da leitura e incentivar o acesso à educação e à cultura. Essa é a primeira vez que uma biblioteca é instalada dentro de um terminal de ônibus na cidade. A partir de agora, usuários do transporte coletivo terão acesso gratuito a cerca de 200 títulos.

Segundo o professor Ronilço Guerreiro, responsável pelo projeto, a ideia é multiplicar o número de bibliotecas nos terminais e pontos estratégicos da capital. Nesta primeira etapa serão instaladas em cinco terminais: Júlio de Castilho, General Osório, Bandeirantes, Guaicurus e Aero Rancho. “É um sonho realizado. A expectativa é que os livros alcancem um grande número de pessoas e que a ideia passe adiante”, destacou.

Acompanhada das netas, a dona de casa Ivone Honorato Bueno considerou válida a iniciativa e aproveitou a oportunidade para escolher um título. "A biblioteca é importante, pois dá oportunidade para a pessoa criar o hábito da leitura e, assim, adquirir conhecimento", afirmou. Conforme a dona de casa, na família todos gostam de ler, inclusive as netas de 6 e 8 anos, que também escolheram livros na estante.

Para a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito, Ivanise Rotta, a iniciativa pretende integrar a sociedade, a cultura e o trânsito através da leitura, fazendo com que o convívio entre as pessoas seja prazeroso, produtivo e harmônico. “O projeto visa motivar os passageiros a lerem enquanto aguardam a chegada do ônibus, levarem o livro para ler em casa, ou durante o percurso dentro do coletivo. A orientação é que depois da leitura o livro seja repassado para outra pessoa”, disse. A ideia central da ação consiste no empréstimo gratuito e na doação espontânea de livros, pontua Ivanise.

A manutenção dos pontos de leitura será realizada por jovens voluntários que serão responsáveis pela reposição dos livros e organização das estantes. O Terminal General Osório também recebeu a biblioteca. Na próxima quinta-feira (12), serão implantadas as estantes nos outros três terminais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Acontece hoje a 1ª Parada online da Cidadania e do Orgulho LGBTQIA+/MS
Cultura
Feira Central “ressuscita” apresentações musicais nesta quinta
Cultura
Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusação de racismo
Cultura
"Posso ver meus filhos novamente" diz Wesley Safadão após resultado negativo do exame da covid-19
Cultura
Toots Hibbert, a lenda do reggae, morre aos 77 anos na Jamaica
Cultura
Lives: Maiara e Maraísa e Marcos e Belutti agitam esta sexta
Cultura
DJ Danilo Bachega comemora 25 anos de carreira com remix de Lulu Santos
Cultura
Jads e Jadson fazem live hoje
Cultura
Autocine deste domingo tem atração para criançada e com “A raposa má”
Cultura
Carnaval de Corumbá entra para o calendário oficial de MS

Mais Lidas

Internacional
Sem motivos ou explicações, Torre Eiffel, em Paris, foi esvaziada
Brasil
Mudam as leis de trânsito, confira as alterações
Saúde
UPA's e CRS's contam com 15 pediatras e 50 clínicos nesta manhã
Política
AO VIVO - Acompanhe a reunião da Comissão do Pantanal no Senado