Energia elétrica sem custo adicional para todos os consumidores até dezembro. É que a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, decidiu manter a bandeira verde até o dia 31 de dezembro deste ano.
Essa é mais uma medida emergencial da Agência para aliviar a conta de luz dos consumidores em meio à pandemia do Coronavírus.
Os valores das bandeiras tarifárias são atualizados todos os anos, levando em conta dados econômicos do país, como estimativas de mercado e inflação, além da projeção do volume que as usinas hidrelétricas poderão gerar de energia. Ou seja, quanto mais energia gerada, mais barata fica a conta de luz.
Como neste momento de quase paralisação da economia e de redução das atividades industriais, houve uma diminuição no consumo de energia elétrica, foi possível manter a bandeira verde até o final do ano. Em outras palavras: está sobrando energia, por isso o preço fica mais barato.
A manutenção da bandeira verde também levou em consideração as contribuições da Consulta Pública, que tratou justamente dos valores adicionais para o ciclo 2020/2021 e que ficou aberta entre os dias 12 de março e 27 de abril.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 e sinaliza para o consumidor todos os meses os custos de geração de energia no país. Quando a produção nas usinas hidrelétricas está favorável, é acionada a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025


A Aneel decidiu manter a bandeira verde até o dia 31 de dezembro deste ano (Reprodução/Internet)



