Proteína essencial na mesa do brasileiro e ingrediente versátil na culinária, o ovo tem até uma data para ser celebrado: o Dia Mundial do Ovo, comemorado em 10 de outubro.
Em Mato Grosso do Sul, o produto tem desempenho expressivo no abastecimento alimentar. Somente no primeiro semestre de 2025, a Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) comercializou 2,3 mil toneladas de ovos, com quase toda a produção originada dentro do próprio estado.
Os principais polos produtores ficam em Terenos, Ivinhema, Nova Andradina e São Gabriel do Oeste, responsáveis por abastecer o mercado interno e os pontos de distribuição na capital. Atualmente, seis empresas comercializam ovos na Ceasa/MS, entre elas a CAMVA (Cooperativa Agrícola Mista de Várzea Alegre), ligada à tradicional colônia japonesa de Terenos.
Outro destaque é a Casa do Morango, que em setembro vendeu 4 mil caixas, o equivalente a 1 milhão de ovos. Duas vezes por semana, a empresa recebe cerca de 400 caixas vindas diretamente de Ivinhema, garantindo o abastecimento constante.
Dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) apontam que Mato Grosso do Sul representa 2,29% do total de aves filhotes alojadas para produção de ovos no país. A projeção da entidade é que o Brasil produza 62 bilhões de unidades em 2025, com um consumo médio de 288 ovos por habitante — um crescimento de 7,1% em relação a 2024.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro

Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias

Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Berinjela, manga e abobrinha têm seus preços reduzidos na Ceasa-MS

Festas de fim de ano prometem movimentar R$ 824 milhões no comércio de MS

Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 9ª parcela

MS mantém saldo positivo de geração de empregos e acumulado passa dos 16 mil







