O endividamento continua pressionando as famílias brasileiras, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o crédito especialmente cartão e empréstimos, permanece como o principal responsável pelo avanço da inadimplência no país, fenômeno que também aparece com força nos dados mais recentes da Serasa, referentes a setembro.
No mapa nacional da Serasa, 48,47% da população brasileira está inadimplente, índice que confirma quase metade do país com alguma conta em atraso. O levantamento mostra que o crédito bancário e o cartão lideram o motivo das dívidas: representam 27% das pendências em setembro, proporção quase idêntica à registrada em agosto (27,3%). Em seguida, surgem as dívidas financeiras (19,9%) e contas básicas, como água, luz e gás, que somam 21,3%.
O peso do crédito também se reflete no ranking dos estados com maior índice de inadimplentes. Mato Grosso do Sul aparece entre os cinco mais endividados do Brasil, com 56,39% da população inadimplente, atrás apenas de Amapá, Distrito Federal, Amazonas e Rio de Janeiro. O índice sul-mato-grossense supera com folga a média nacional (48,47%), e demonstra como o crédito tem sido usado como alternativa para fechar o mês — mas, ao mesmo tempo, empurra as famílias para situações de atraso e renegociação
Deixe seu Comentário
Leia Também

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro

Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias

Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Berinjela, manga e abobrinha têm seus preços reduzidos na Ceasa-MS

Festas de fim de ano prometem movimentar R$ 824 milhões no comércio de MS

Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 9ª parcela

MS mantém saldo positivo de geração de empregos e acumulado passa dos 16 mil







