Mato Grosso do Sul alcançou, em agosto, o maior crescimento do país no setor de serviços, com alta de 14,3% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado colocou o Estado entre os quatro com maior impacto positivo no desempenho nacional do segmento.
De acordo com a economista do Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), Regiane Dedé de Oliveira, o avanço expressivo reflete a força de uma economia diversificada e integrada, que combina o potencial do agronegócio, da indústria e do empreendedorismo local.
“O crescimento expressivo do setor de serviços do Mato Grosso do Sul é o reflexo dessa economia dinâmica que nós temos. Com a participação forte do agro, da indústria e do empreendedorismo local, o Estado vem se consolidando como um dos polos promissores do país em geração de emprego, renda e inovação”, destacou a economista.
Segundo ela, o desempenho mantém uma trajetória positiva contínua, mesmo diante de oscilações mensais observadas no cenário nacional.
O levantamento do IBGE mostra que 19 das 27 unidades da federação registraram expansão no volume de serviços em agosto. As maiores contribuições vieram de São Paulo (4,0%), Distrito Federal (7,3%), Paraná (2,9%) e Mato Grosso do Sul (14,3%).
Outro indicador que reforça o bom momento do setor é o desempenho da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems).
Setembro foi o nono mês consecutivo com mais de mil registros de novas empresas. No acumulado do ano, o Estado já soma 10.248 novos empreendimentos, sendo 7.708 do setor de serviços, 2.184 do comércio e 356 da indústria.
Para o IPF-MS, a combinação entre expansão empresarial, dinamismo regional e integração setorial explica a força do setor terciário no Estado.
“Também observamos reflexos positivos nos serviços oferecidos às famílias, impulsionados pelo turismo e pela retomada do consumo. Isso reforça o potencial de continuidade desse crescimento”, concluiu Regiane.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro

Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias

Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões

Rio sedia 1ª Cúpula Popular do Brics para debater Sul Global

Berinjela, manga e abobrinha têm seus preços reduzidos na Ceasa-MS

Festas de fim de ano prometem movimentar R$ 824 milhões no comércio de MS

Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 9ª parcela

MS mantém saldo positivo de geração de empregos e acumulado passa dos 16 mil







