Menu
Menu
Busca segunda, 16 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Economia

Previsão do Banco Central aponta crescimento zero no PIB brasileiro

A previsão para este ano, antes da pandemia do coronavírus, era de 2,2%

26 março 2020 - 12h31Mauro Silva, com informações da Veja

De acordo com o Relatório de Inflação do Banco Central, divulgado nesta quinta-feira (26), o Brasil não vai registrar crescimento econômico este ano devido a pandemia do coronavírus que atinge todo o mundo. A instituição revisou sua previsão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% para zero.

O Ministério da Economia já havia, na semana passada, revisado suas previsões macroeconômicas, projetando um PIB a 0,02% neste ano, abaixo dos 2,1% de anteriormente. O governo federal decretou estado de calamidade pública para enfrentar a epidemia do covid-19, assim o governo não precisa obedecer as metas fiscais. Também houve a  medida de flexibilizações trabalhistas, para tentar preservar postos de trabalho, antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas, e também medidas paliativas de auxílio a trabalhadores informais, Esta, embora anunciada, ainda não teve a medida provisória decretada.  estipuladas anteriormente.

Mesmo assim as revisões tanto da autoridade monetária quanto do governo federal são mais otimistas que algumas instituições internacionais. Como é o caso do Bank of America, que prevê a economia brasileira recuando 0,5%, o Goldman Sachs, -0,9% e o JPMorgan, 0,9%. No início da semana, o mercado financeiro brasileiro estimava crescimento de 1,48%, segundo o Boletim Focus.

“A economia mundial, incluindo a brasileira, passa por momento de elevado grau de incerteza em decorrência da pandemia de coronavírus, que está provocando desaceleração significativa da atividade econômica, queda nos preços das commodities e aumento da volatilidade nos preços de ativos financeiros”, informou o BC no relatório em que reviu sua estimativa de crescimento.

No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado, cresceu 1,1%. Este percentual é o desempenho mais fraco em três anos, com o resultado afetado principalmente pela perda de ritmo do consumo das famílias. Em 2017 e 2018 o crescimento foi de 1,3%.

Brasil registrava, até quarta-feira, 57 mortes devido a doença e mais de 2.400 casos.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

 Nas lojas especializadas, o planejamento começa meses antes da data
Economia
Da vitrine a cozinha: Páscoa vira fonte de renda na Capital
Fernando Haddad
Economia
Economia pode crescer 1% no primeiro trimestre, diz Haddad
Combustível sobe a partir deste sábado
Economia
Governo prioriza abastecimento e segurar preço do diesel, diz Alckmin
Refinaria Abreu e Lima (RNEST), da Petrobras
Economia
Petrobras aprova adesão ao programa do governo para baratear diesel
O setor de Serviços foi responsável por mais de metade dos registros
Economia
Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e volta ao nível recorde
Agência do INSS
Economia
INSS alerta para golpe com aplicativo falso de reembolso
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Economia
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Inflação recuou no geral
Economia
Inflação oficial recua para 3,81%, com variação de 0,7% em fevereiro
Comércio de rua é um dos mais que abrem no país
Economia
Vendas no comércio crescem 0,4% em janeiro e igualam patamar recorde
Foto: Divulgalção
Cidade
Engenheiro reforça protagonismo da alvenaria tradicional frente à construção industrializada

Mais Lidas

Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça concede medida protetiva a menina estuprada por pastor com cargo na prefeitura
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS
Imagem ilustrativa | Batalhão de Trânsito da Polícia Militar atuou na ocorrência
Polícia
Funcionária pública perde a perna após ser atropelada e motorista foge na Capital