Menu
Busca domingo, 25 de fevereiro de 2024
(67) 99647-9098
Educação

Inspirados no Manoel de Barros, alunos ganham bolsas após vencerem Concurso

Três alunos da rede pública foram contemplados com a graduação através do 6º Concurso de Redação - Um Passeio com Manoel

20 outubro 2022 - 18h36Brenda Leitte, com Assessoria

No Dia do Poeta, celebrado no dia 20 de outubro, inspirados nas obras de Manoel de Barros, os estudantes Kauã Silva dos Santos, Clara Scatena da Silva e Ellen Luise dos Santos Neres, da rede pública de ensino da Capital, deram o primeiro passo para a tão sonhada graduação. Os jovens foram os três primeiros colocados no ´6º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´.

Promovido pela Fundação Manoel de Barros, por meio do concurso os estudantes conquistaram bolsas de estudos na Uniderp. O Concurso contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), da Uniderp e da Companhia das Letras.

Contente com a conquista do primeiro lugar, o estudante Kauã Silva, de 17 anos, da Escola Cívico Militar Professor Alberto Elpidio Ferreira Dias, pretende cursar Psicologia e sonha em ser escritor: “Estou muito feliz, não existem palavras para dizer o que eu sinto agora”. O diretor da Escola vencedora, Francisco Carlos da Silva Rojas, complementou destacando a importância do Concurso: “Para nós é um fator extremamente motivador e nós agradecemos a Fundação Manoel de Barros por esse projeto maravilhoso. Vamos continuar participando e vamos levar para toda comunidade essa vitória”.

A segunda colocada, Clara Scatena, de 17 anos, da Escola Estadual São José, conta que ao produzir a redação do Concurso teve como referência o conteúdo que estudou na terceira série quando realizou um trabalho sobre Manoel de Barros. “Lembro que na época escrevemos poesias, então eu sempre estive voltada para a área da Cultura, gosto muito de desenhar, sempre gostei de ler poesias. Estou muito feliz, é uma experiência muito empolgante. É gratificante estar aqui e representar a minha Escola”, concluiu a jovem, que pretende fazer uma graduação relacionada a área das Artes ou da Saúde.

Os estudantes classificados do 1º ao 3º lugar vão receber bolsas de estudos na modalidade presencial na Uniderp, sendo bolsa de 100% para o primeiro colocado, 70% para o segundo e 50% para o terceiro. Conforme o regulamento do Concurso, os jovens poderão escolher entre diversas opções de curso, entre as graduações estão: Direito, Biomedicina, Engenharia Civil, Agronomia, Enfermagem, Administração, Ciência da Computação, Educação Física, entre outros.

Obras e linguagem de Manoel de Barros inspiraram os estudantes

Para participar do Concurso, os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública foram convidados para compor redações diante do tema “Caminhos para atingir a sustentabilidade em relação à crise ambiental”, inspirados nas obras e linguagem do poeta Manoel de Barros. O Concurso buscou incentivar o conhecimento acerca da obra do poeta, estimular o interesse à prática da escrita (com intuito de desenvolver habilidades de redigir) e promover o interesse pela leitura.

A iniciativa foi voltada para alunos matriculados em escolas públicas da Capital, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos. Ao todo, mais de 3.500 estudantes participaram do Concurso. A prova foi realizada em agosto nas escolas participantes e, em setembro, a Comissão Organizadora da Fundação Manoel de Barros corrigiu as redações e selecionou as 40 melhores. Logo após, a Comissão Julgadora - formada por professores graduados em Letras e representantes da Secretaria de Estado de Educação - selecionou entre as 40 redações, as 10 melhores e entre estas 10, os três primeiros colocados. A premiação contou com a participação dos 40 alunos autores selecionados.

 

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
UFMS abre processo seletivo com 3,4 mil vagas para 'notas antigas'; entenda
Política
Corrêa elogia ação por qualificação profissional
Educação
Professores temem perder vaga em processo seletivo por método de convocação
Educação
Em Ribas, Riedel entrega reforma e novas salas da E.E Dr. João Ponce
Educação
Empresa de celulose abre 50 vagas para jovem aprendiz em Três Lagoas
Educação
IFMS abre matrícula da 2ª chamada pelo SISU
Educação
Semed convoca aprovados em processo seletivo para merendeiro e monitor de alunos
Educação
Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta quarta-feira em MS
Educação
Volta às aulas: 178 mil alunos de MS vão iniciar ano letivo nesta quarta
Educação
Interessados em aprender Libras podem se inscrever em curso gratuito

Mais Lidas

Polícia
Corpo é encontrado em pesqueiro no Jardim Pênfigo
Educação
Professores temem perder vaga em processo seletivo por método de convocação
Polícia
AGORA: Casal morre após carro bater em carreta na BR-163, em Campo Grande
Polícia
Homem estupra e engravida a própria sobrinha em MS