Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Educação

Acadêmicos da Uems aplicam tecnologias para potencializar Agricultura Familiar

Estudantes utilizam novas tendências da indústria 4.0

09 setembro 2020 - 13h35Flávio Veras, com informações da assessoria

Acadêmicos do curso de Engenharia Física da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estão usando tecnologias inovadoras para potencializar a Agricultura Familiar em Mato do Sul. Os estudantes estão aplicam novas tendências tecnológicas da indústria 4.0, o Projeto “Automação Agrícola para Agricultura Familiar e Pequenas Propriedades”.

Segundo a Uems, a equipe do projeto é composta pelos acadêmicos do Campus de Dourados, Ricardo Rocha da Costa e João Aparecido Machado Junior, também, e Muhammad Yasin Minozzo Candia, acadêmico Agronomia na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Além do apoio da acadêmica de Engenharia Física da UEMS, Ana Carolina Morais de Souza, do Professor de Engenharia Física da UEMS, Nélison Ferreira Corrêa; e do agrônomo Márion Henry Ribeiro Dantas.

O projeto aprovado consiste em desenvolver automação agrícola para pequenas propriedades, em que irá auxiliar o produtor na gestão e diminuição de utilização de recursos naturais e de insumo agrícola.

O grupo está desenvolvendo um sistema completo baseado nas novas tendências da indústria 4.0: Internet das coisas, tratamento e análise de dados e decisões automáticas inteligentes. 

“Nosso sistema conta com módulo de coleta e transmissão de dados, baseado em uma tecnologia chamada LoRa, que permite transmitir dados em uma distância considerável consumindo pouca energia, ideal para a área de aplicação que estamos interessados. Aliado a isso temos um equipamento que recebe esses dados e os coloca em um banco de dados na nuvem, de onde nossos softwares retiram esses dados para tratamento, análise e visualização do produtor e do técnico responsável”, explica Ricardo Costa.

A partir dessa análise pode-se tomar decisões assertivas e alimentar os módulos de automação instalado na propriedade auxiliando o produtor rural na economia dos recursos disponíveis. O sistema de automação do módulo de Hortaliças conta com sensoriamento e atuação de dispositivos para controle do sistema.

O acadêmico ressalta que quando se tem uma grande quantidade de dados a respeito de alguma variável, pode-se utilizar esses dados para entender como os fatores ambientais influenciam em determinado estágio de desenvolvimento da planta. “Como esse conhecimento podemos prever parâmetros que podem ser manipulados para levar a uma maior produtividade e economia de recursos. Exemplo: Com tempo de coleta de dados podemos ter uma boa noção da umidade ideal do solo para uma determinada cultura. Alimentando o módulo de irrigação/fertirrigação com essa informação podemos economizar água ou insumo mantendo sempre o solo úmido e com a quantidade necessária de nutrientes, nem mais nem menos”, enfatiza.

A destinação dos recursos será para compra de equipamentos e componentes eletrônicos necessários para execução do projeto e de desenvolvimento de novos módulos posteriormente.

O acadêmico Ricardo Costa também destaca sobre a importância do aprendizado que a equipe teve desde a primeira fase do Centelha MS, em outubro de 2019, até a última etapa. “Ao longo da participação no Projeto Centelha MS, nós tivemos que elaborar o cronograma do projeto, orçamento, um panorama do mercado em que você vai abrir sua empresa e a abertura da empresa também com toda parte burocrática. Aprendemos bastante! Todo esse processo proporcionou um aprendizado, que sem o Centelha nós não iriamos adquirir. Agradecemos muito, todos os envolvidos, que participaram do desenvolvimento do nosso projeto e nos ajudaram muito, colegas e professores!”, conta.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Resultado será publicado no Diário Oficial do Estado a partir de 15 de janeiro de 2026
Educação
Inscrições abertas para professores temporários na Rede Estadual de MS
Bolsas de cursos de graduação são oferecidas
Educação
Com prova em janeiro, Desafio Senai oferece 40 bolsas integrais de cursos de graduação
Alunos da rede estadual já tem data para retorno
Educação
Retorno das aulas nas escolas estaduais de MS será no dia 9 de fevereiro
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Resultados saem na próxima semana
Educação
Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Foto:
Educação
Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026
Foto: PMCG
Educação
Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro
Campus UFMS
Educação
UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU
FIES 2025
Educação
Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025
As equipes competirão na modalidade FLLC (FIRST LEGO League Challenge), destinada a estudantes de 9 a 15 anos
Educação
Pela primeira vez, escolas públicas de MS participam do Festival Regional de Robótica

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira