Pais e estudantes que buscam a regulamentação do ensino domicilar terão de esperar uma definição para o ano que vem. O projeto de lei que tramita na Câmara foi encaminhado para uma Comissão Especial.
Os partidos devem indicar um representante para compor a comissão, para num segundo momento o texto voltar a caminhar.
Ricardo Dias, presidente da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned) avaliou dizendo que sabe que a categoria é a minoria. "Não é uma prioridade para os deputados, por essa razão, temos de continuar lutando por essa regulamentação".
Atualmente, entre 10 e 11 mil famílias buscam o direito de educar os filhos em casa. O Brasil tem aproximadamente 50 milhões de alunos matriculados na educação básica. "Somos menos de 1%, mas vamos continuar com a nossa bandeira e pressionando para ter o nosso direito garantido."
Estados e municípios também apresentam projetos de regulamentação do ensino em casa. Em Vitória, no Espírito Santo, a Câmara aprovou neste ano um projeto de lei que autoriza o homeschooling. Foi a primeira vez que a prática foi aprovada em um município brasileiro.
Outras cidades como Cascavel (PR) e São Paulo também têm projetos semelhantes em trâmite. Estados como Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro também encaminharam projetos de lei para a regulamentação da prática do ensino domiciliar.
Homeschooling
O homeschooling ou ensino domiciliar é uma das promessas de campanha de governo do presidente Jair Bolsonaro. Um pojeto de lei sobre o assunto, o PL 2.401/2019, foi apresentado pelo governo em abril e encaminhado ao Congresso.
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, chegou a afirmar que o projeto seria votado até o mês de novembro, no entando, o congresso deixou para 2020.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU

Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025

Pela primeira vez, escolas públicas de MS participam do Festival Regional de Robótica

IFMS abre 1.665 vagas em cursos técnicos gratuitos em 17 municípios

Vestibular da UEMS acontece neste domingo em 20 cidades de MS


Famílias buscam na Câmara a regulamentação para o homeschooling (Reprodução/Internet)



